5 livros com personagens femininas

16 março 2018
      Dando continuidade no projeto Próximo Capítulo, com mais algumas blogueiras, o tema do mês é em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que foi dia 8 de março, mas sim, libero o post bem depois porque todo dia é dia de mostrar a nossa força e luta diária. Então, escolhi cinco livros que li em que uma personagem mulher me chamou atenção por sua bravura diante dos acontecimentos do livro.



1- Elizabeth Bennet, de Orgulho e Preconceito (Jane Austen)
Romance Britânico | RESENHA AQUI

Elizabeth Bennet (Orgulho e Preconceito)
Acho que não dá pra não colocar a Lizzie nesse post. Orgulho e Preconceito foi o último livro que resenhei aqui no blog e me impressionou demais o fato de a protagonista viver no século XIX e já ter alguma ideia do feminismo. A gente sabe que no passado, as mulheres tinham apenas o dever de reger a casa e ser participante da sociedade, enquanto o homem era encarregado de todo o resto e devia ser elogiado pela mulher. Lizzie, em 1800 e bolinhas, já desafiava Mr. Darcy e se recusava a aceitar certas obrigações daquela época, como um casamento. Não posso dar spoilers, claro, mas minha cena preferida de Orgulho e Preconceito é quando Lizzie levanta a cabeça (se não a coroa cai) e nega uma situação, deixando sua mãe extremamente chateada, que chega a ameaçar não ser mais mãe de Lizzie, por ter uma filha tão mal educada e sem jeito - o que hoje podemos dizer que é independente. 

2- Paola, de Sorrisos Quebrados (Sofia Silva)
Drama | RESENHA AQUI

Esse foi um dos meus livros favoritos de 2017 e a bravura da protagonista Paola, me impressiona até agora, quando lembro da leitura. Em Sorrisos Quebrados, vemos que Paola é uma mulher extremamente frágil em relação a sua saúde mental. Tudo isso porque estava em um relacionamento abusivo e com muita violência. Ela escapou de seu antigo casamento com sequelas além das psicológicas e tem cicatrizes no rosto que a lembram todos os dias que sobreviveu a pior fase de sua vida. Foi aí que eu vi que mesmo em torno de tanto medo, Paola aos poucos conseguiu se abrir para novos horizontes e deixar que aquela ferida fosse apenas um símbolo de coragem e não de tristeza.

Hazel Grace (A Culpa é das Estrelas)

3- Hazel Grace, de A Culpa é das Estrelas (John Green)
Young Adult | Romance | Sick-lit

Impossível não falar da Hazel Grace. Só quem leu ou assistiu ao filme, sabe o quanto ela sofreu com seu câncer. Não penso apenas na personagem, mas em todas as mulheres e homens que lutam diariamente contra o câncer e tantas vezes pensam que nunca viverão a vida normalmente. Hazel foi corajosa e arriscou a vida por seu último desejo: saber o final de seu livro favorito, acompanhada do majestoso e fofo Augustus Waters. Só Deus sabe as lágrimas que derramei pela Hazel, ao ver que desde tão pequena ela já é uma guerreira. 


4- Amber Appleton, de Quase Uma Rockstar (Matthew Quick)
Drama | Young Adult | RESENHA AQUI

Lola Nolan (Lola e Garoto da Casa ao Lado)
Esse é um dos meus livros favoritos da vida porque reflete muito da minha fase atual, sabe? Amber é aquela menina que tem seus medos, anseios e defeitos, mas que tenta os esconder a todo custo para tentar parecer forte. Amber vivia da pior forma possível, dentro de um ônibus escolar e lidando desde cedo com uma mãe no mundo das drogas. Depois de uma tragédia ainda pior, Amber questiona tudo  que acontece na sua vida e se Deus, o melhor amigo dela, realmente estava com ela. É mais uma menina que admiro pela coragem.


5- Lola Nolan, de Lola e o Garoto da Casa ao Lado (Stephanie Perkins)
Young Adult | Chick-lit | RESENHA AQUI

A Lola é aquele tipo de menina que não liga para o que os outros pensam. Aquele tipo que eu sempre sonhei ser, mas nunca consegui. Lola é mais que exótica. Usa roupas de brechó customizadas, perucas coloridas e é definitivamente apaixonada por fantasias. O maior sonho dela era ir para o baile da escola vestida de Maria Antonieta. Dá pra acreditar? Claro que ela sofria um bullying danado e é isso que me chama atenção. Ela se destaca por ser única e não mudar a si mesma para entrar nos padrões, e isso de alguma forma faz com que falem bastante dela, mas, mesmo assim, Lola não dá a mínima para o que os outros pensam. 

20 comentários

  1. Eu sempre vejo posts desse tipo (adoro!) e é a primeira vez que vejo indicando a Lola! Sério, eu amo a Lola! Amo a coragem dela, o seu jeito único e descolado (ao seu modo) e natural dela própria! Foi uma das personagens mais diferentes que li na vida e que eu amei! Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Lola deveria ser mais bem vista, sério! O povo tem preconceito com o livro dela e eu fico queeeee, ela é incrível!

      Excluir
  2. Dessas personagens, só conheço Elizabeth Bennet, mas gostei de conhecer as outras personagens. É bom ver que atualmente as personagens femininas estão ganhando cada vez mais espaço e força =D
    Beijinhos <3

    Toca da Lebre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, espero que venham mais e mais livros inspiradores como esses <3
      beijosss

      Excluir
  3. Adorei essa seleção! Na realidade, só conheço duas personagens, mas adoro elas e concordo com o que disse. Fiquei com vontade de ler Orgulho e Preconceito pra ver a abordagem e a história de tudo naquela época :D

    Bom fim de semana :D
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma leitura muuuuito importante, Raquel. Dá uma chance pra Austen!

      Beijoss <3

      Excluir
  4. Oi Clarissa,
    Concordo com você, Lizzie e Paola merecem destaque.
    Outras que colocaria na lista é a Katniss de Jogos Vorazes e Tris de Divergente.
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, Katniss e Tris são ótimas, com certeza mereciam estar na lista hahah

      Beijoss

      Excluir
  5. Oi Clarissa, tudo bem? Eu adorei sua listinha, gosto das mulheres de Jane Austen, tenho vontade de ler Sorrisos Quebrados e amo a Lola <3 Eu colocaria tb na lista Jane Eyre da Charlotte Bronte que eu gosto muito!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sorrisos Quebrados é tão maravilhoso, saio indicando pra todo mundo que encontro. Rapaz, ainda não li Jane Eyre, mas to cada vez mais desejando haha

      Beijos

      Excluir
  6. Dessa lista a única que conheço é Hazel, apesar de não ter gostado do livro, preciso admitir que a personagem é forte, e já amei muito a Lola, já quero ler o livro hahaha

    www.estante450.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hazel é uma das personagens que eu mais me inspiro até hoje mesmo não sendo tão fã do livro haha. Lola é apaixonante, você precisa conhecer!!

      Excluir
  7. Olá!
    Adorei a ideia do post :)
    São personagens que me marcaram cada uma de uma forma diferente. A minha preferida da vida sempre vai ser e Lizzie ♥
    Beijos!

    Books & Impressions

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, marcaram e continuam marcando as pessoas mundo afora. Lizzie sempre inspiradora <3

      Beijoss

      Excluir
  8. Oie,

    Adorei a seleção Lizzie foi uma personagem que me surpreendeu muito quando li Orgulho e Preconceito.
    Quero muito ler Sorrisos Quebrados, dizem que é ótimo.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Clarrissa, amei sua lista ,ainda mais por ela ter personagens que não são tão conhecidos assim. Pra mim a minha preferida é a Lizzie que apesar e nunca ter lido o livro conheço um pouco da web série "The lizzie bennet diaries" .

    bjs
    http://www.auniversitaria.com

    ResponderExcluir
  10. haaaaa, que maravilhas!!! Eu amo quando as mulheres se põem em nessa posiciona nessa maneira quando se trata de literatura

    ResponderExcluir
  11. Olá, Clarissa.
    Gostei bastante da postagem. Principalmente por ver nomes que nunca vejo sendo citados em lugar nenhum. De todas só não li ainda Sorrisos Quebrados, mas que está na minha lista.

    Prefácio

    ResponderExcluir

❤ Proibido usar palavras de baixo calão
❤ Não há moderação de comentários
❤ Deixe o link do seu blog para que eu também possa visitá-lo e segui-lo no Google Friends Connect!

por aqui...

algumas parcerias e informações