Clarissa Assis

20 primaveras, leonina e persistente. Estuda Comunicação Social, é apaixonada por livros, música, séries e culturas. Não gostava de chá, mas agora seu passatempo favorito é ler um bom livro tomando uma xícara de chá fumegante e meias fofinhas nos pés.

@proximaprimavera

Quarentena feelings: eu não consigo ler

 


Eu não sei vocês, mas quando a quarentena começou, mais de 40 dias atrás, eu peguei alguns livros que realmente quero ler e trouxe pra casa dos meus pais. Acredita que eu não li nenhum ainda? Não é preguiça, não é falta de vontade, é simplesmente ansiedade. Não dá pra simplesmente esquecer a situação que a gente tá e pegar um livro. Adoraria conseguir esquecer a realidade especialmente nesse momento e sabemos que os livros fazem isso com a gente, mas depois de 10 min lendo o livro eu não consigo mais focar nele. Isso não apenas com livros, mas com séries, filmes, jogos,... 

No início eu me martirizava muito por isso e até continuo um pouco até hoje. Tenho muito que estudar e ler e reclamava que não iria ter tempo esse ano e a quarentena chegou. Mesmo nesse período em isolamento em casa, óbvio que não conseguimos ler ou muito menos fazer o que planejávamos. E tá tudo bem. Já entendi que tá tudo bem. Mas também entendi que eu não vou aceitar 100% e me deixar ficar na cama o dia inteiro simplesmente porque não consigo fazer mais nada por muito tempo. Se é esse o problema, vamos à solução. Vi que não consigo passar mais de 10 min focada em alguma coisa que a ansiedade, preocupação e medo vêm até mim. São 10 min? Então é isso que eu vou tentar fazer a partir de agora e, como eu sei que se eu não deixar isso registrado, eu mesma vou procrastinar minha própria ideia, vim aqui no blog desabafar e contar do que eu pretendo tentar. Quero tentar inicialmente por 7 dias, começando hoje, domingo 26 de abril. 

Ando super interessada em aprender espanhol, porque vou precisar no futuro, tenho que fazer uma prova de proficiência de inglês super difícil no fim do ano, tenho que fazer cursos pra me darem horas complementares pra universidade agora que estamos parados e eu pretendo me formar sim no próximo semestre (da universidade, não do ano). São muitas coisas e eu não consigo fazer nada. O que eu venho tentando é fazer coisas divertidas nesses pontos daí (ver youtube em inglês ou espanhol, um episodio de uma serie em ingles,...) quando me sinto ansiosa e fazer o que preciso por 10 min quando não estou. Por exemplo, não acordei ansiosa e tá tudo bem estudar um pouquinho espanhol. Assisto uma aula do curso de 10 minutinhos e paro. Depois fico vendo vídeos no Youtube, faço qualquer coisa que faria durante o dia no meu momento procrastinação. Faço isso porque é melhor estudar 10 min do que nada. Faço durante o dia com outras coisas também e agora quero fazer com a leitura. 

Minha proposta pra mim mesma é acionar o app Forest para 10 min de foco, me proibindo de entrar em redes sociais. Pegar meu livrinho que estou lendo e ler por 10 min. Depois faço outras coisas - ou nada - e antes de dormir tento mais uma vez 10 min com o Forest mas com outro livro, pra eu não me cansar do outro. Quero que dê certo não por questão de produtividade, mas porque quero que os livros consigam ser um aliado pra mim nesse tempo de incerteza, como sempre foi em inúmeros momentos da  minha vida. 

Comentários

  1. Oi Clarissa
    Infelizmente tem muita gente também que tá tentando lidar com a falta de vontade de ler. Eu e umas amigas estamos com vários problemas com isso. Parece que nada flui e tá todo mundo ansioso, mas o negócio é ir com o tempo mesmo e deixar as coisas fluírem naturalmente, não forçar nada.
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois, é. Acho que virou a realidade de bastante gente mesmo. Sem forçar, ir no seu tempo, mas seu eu não colocasse um minimo que fosse de meta, procrastinaria pra sempre

      Excluir
  2. Não se cobre, não agora, não nesse momento. Essa quarentena vai fazer e está fazendo muito mal pra muita gente exatamente por que ta todo mundo focando em fazer muito e fazer mais por estar em casa, mas não são férias, não é um tempo livro que a gente tem para focar em projetos e tudo mais, é uma quarentena, um isolamento, tem uma pandemia lá fora, não da pra simplesmente se desligar de tudo isso e ser produtivo então relaxa...
    Achei interessante a forma como você pretende fazer, 10 minutinhos por vez, mas mesmo se não conseguir esses 10 minutinhos, não se cobre, a gente não pode deixar o nosso corpo e nossa mente se entregar a todo esse estresse do isolamento, mas nos cobrar para fazer tudo ainda não é o caminho. Fica tranquila, faça o que o seu corpo pede naquele momento e se for passar o isolamento todo só no YouTube ou na Netflix não tem problema, isso vai passar e as coisas vão se normalizar, ai a gente se preocupa com produtividade.
    Se cuida!

    questdavez.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, to indo aos poucos, os 10 min foram o minimo que precisei me forçar a tentar porque se não fosse por isso ia me deixar levando e procrastinar pra todo o sempre, por ansiedade mesmo. Tudo no seu tempo, mas também tentando sempre!

      Excluir
    2. Ah, que bom que ta dando certo! :D Torço para que com o tempo você consiga ir aos poucos aumentando esse tempo, mas sem se forçar.
      Lembrei do seu post aqui por causa desse que saiu hoje no blog do Austin Kleon e achei bacanas as dicas: https://austinkleon.com/2020/05/13/if-you-are-having-trouble-reading/

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Eu estou assim também. Infelizmente não estou conseguindo ler nada e me odeio por isso, mas parei de me culpar. Estou conseguindo fazer algumas coisas q precisam ser feitas e isso me deixa feliz, mas não vou ficar me cobrando... Minha saúde mental vale mais.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Postar um comentário

❤ Proibido usar palavras de baixo calão
❤ Não há moderação de comentários
❤ Deixe o link do seu blog para que eu também possa visitá-lo e segui-lo no Google Friends Connect!