Blogueiras, digital influencers ou empreendedoras? (Estúpida, eu?, Camila Coutinho)

20 setembro 2018
   Acho que você já chegou a ouvir falar de Camila Coutinho. Eu nunca cheguei a acompanhar o blog dela, o Garotas Estúpidas, mas como pernambucana, já ouvi muito o nome dela, por ela ser do Recife e ter participado de inúmeros eventos sendo, sinceramente, a estrela do país Recife. Soube do lançamento do livro dela e nem me animei muito, achava que seria mais um livro autobiográfico contando como ela chegou onde está. E é, mas não é.



Estúpida, eu?
Camila Coutinho
Editora: Intrínseca
Ano: 2018
Páginas: 176
Gênero: Autobiografia, Empreendedorismo
Classificação etária: Livre
Adicione no Skoob - Compre aqui: Saraiva  Amazon  Kindle
Sinopse: Camila Coutinho é um fenômeno. Criadora de um dos blogs de moda mais influentes do mundo, o Garotas Estúpidas, hoje ela tem milhões de seguidores nas redes sociais, parcerias com grandes marcas globais, uma gama de produtos licenciados, é capa de revistas e presença garantida na primeira fila das mais importantes semanas de moda. Designer de moda por formação e empreendedora por destino, Camila teve a ideia de criar o blog durante uma madrugada insone para trocar informações com as amigas numa época em que o conteúdo criativo na internet ainda engatinhava. Dez anos depois, ela compartilha em Estúpida, eu? o que fez para transformar - com muita inteligência e jogo de cintura - o que era apenas um hobby em um grande negócio, além de compartilhar suas ideias sobre o que podemos esperar do futuro da moda em um mundo cada vez mais conectado.


   Pra quem não conhece, ou conhece, vamos recapitular um pouco da história da Camila Coutinho e o que vem a ter nesse livro tão fino, mas tão importante. Camila começou um blog quando os blogs nem eram blogs direito. Nem consigo imaginar essa época. Sou antiga na blogosfera, mas comecei a blogar em 2009. Camila começou o Garotas Estúpidas, em 2006, o que significa que ela passou pela fase de transição blog-marca, que só de uns tempos pra cá que começou a ser realmente visto como uma.

"Ser seu próprio chefe é o sonho de muita gente, mas para colher os louros é preciso assumir os riscos. Afinal, não há feed no Instagram que segure por si só uma carreira de sucesso."

   Em Estúpida, eu, Camila conta como foi ser a pioneira no Brasil com blogs de moda e a luta por trás de cada post. Imagina só que uns 10 anos atrás não tinha isso de marcas te contatarem para falar dos produtos! Só famosos faziam isso e blogueiros e youtubers nem estavam perto de conseguirem isso. Camila foi atrás, mostrou que era capaz de ter parcerias com marcas e que blogueiros deveriam começar a serem reconhecidos pelo poder que tem. Imagina só, milhares de seguidores vendo o que você fala e te acompanhando!

   Foi aí que o livro deixou de ser apenas autobiográfico. Camila conta situações icônicas do começo do seu blog e a incredulidade das pessoas quando seu blog começou a se separar do nome dela e ela conquistando o que tem hoje em seus NYFW da vida. Camila Coutinho em si já era uma marca à parte do Garotas Estúpidas. Por exemplo, o mesmo aconteceu com a Bruna Vieira, que é famosa por si só, mas que antes era a face do Depois dos Quinze. Bem, Camila foi a primeira no Brasil a saber empreender e administrar uma empresa (um blog!) e mostrar que dá sim pra viver disso. 

"Hoje qualquer pessoa pode se tornar um influenciador, cada um pode contar a sua história e virar alguém que desperta curiosidade."

   Acho que a importância desse livro tanto pra quem é blogueiro ou acompanha blogueiros é essencial. Mesmo que ser blogueira hoje seja sinônimo de vida fácil e recebidos e mimos, só nós que escrevemos sabemos o quanto é difícil AINDA HOJE sermos reconhecidas pelo trabalho que dá dar conta de tudo. Li Estúpida, eu por incentivo da minha professora de Empreendedorismo - que ela não leia isso, pelo amor de Deus. Mas sério, coloquem Camila Coutinho na grade da faculdade que eu leio! E eu li mesmo e gostei demais! 

   Se é pra falar da polêmica de livros de figuras públicas, já li vários. Não sou contra e quero fazer um post sobre no futuro, inclusive. Mas se é pra falar de qualidade em questão educacional, Estúpida, eu mostrou ser mais que uma autobiografia. Aprendi muito sobre marketing digital, empreendedorismo e até sobre blogs mesmo! Além de ser uma leitura muito divertida, recheada de histórias engraçadas, o que deixa o livro bem levinho.

"Contador de histórias todo influencer é, por natureza. Mas é preciso compreender que a narrativa se tornou mais ampla e que o amadurecimento natural da nossa trajetória traz também um questionamento sobre o que fazer com a voz que conquistamos. Seja falando para 2 mil ou 2 milhões de seguidores, as redes sociais são uma ferramenta poderosa demais para ser usada apenas para falarmos de nós mesmos."

8 comentários

  1. Eu já acompanhei a Camila Coutinho uma época e adoro ela, tão fofa! Achei o livro uma leitura bem legal pra quem é da blogosfera. Eu adoro livros de blogueiras pra dar uma relaxada nas leituras, geralmente são mais leves. Esse me pareceu cheio de conteúdo bom <3

    Beijinhos
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é super interessante pra quem já é da área!

      Excluir
  2. Eu estou muito ansiosa para ler esse livro, sinceramente. Eu tenho muita vontade em tornar o meu blog algo mais, mesmo sendo algo super dificil. E realmente a Camila é uma grande Girlboss, rs. Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o melhor livro então, Lex! Ela dá várias dicas <3

      Excluir
  3. Não conheço o trabalho dessa blogueira, mas parece ter uma história muito interessante.
    Gostei da resenha =D

    ResponderExcluir
  4. Oi Clarissa tudo bem? Eu sou super alienada rsrsrs não conhecia a blogueira, mas me interessei pelos temas, principalmente marketing digital e por ser uma leitura divertida, leria numa boa!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muito de marketing digital, principalmente voltado pra nós blogueiras!

      Excluir

❤ Proibido usar palavras de baixo calão
❤ Não há moderação de comentários
❤ Deixe o link do seu blog para que eu também possa visitá-lo e segui-lo no Google Friends Connect!

por aqui...

algumas parcerias e informações