4 livros para te inspirar a viver intensamente

18 dezembro 2017
          Resolvi trazer pra vocês como indicação os quatro livros que mais me inspiraram ultimamente e que me fizeram refletir sobre a vida e o quanto ainda temos que passar para crescer espiritualmente, independente das dificuldades. Os livros que vou citar nesse post já foram comentados aqui no blog (menos um), mas vou tentar dar uma resumida geral da resenha que escrevi de cada um, de forma que fique simplificado o porquê de esses livros serem tão importantes. 

1. Recomeço - Cat Patrick


Tudo começou com um acidente de ônibus. Daisy Appleby era pequena demais para lembrar — tem apenas flashes do acidente que a matou, e de ter sido trazida de volta à vida. A partir daquele momento, ela se tornou uma das catorze crianças que fazem parte de um programa secreto do governo que visa aprovar um novo medicamento: o Recomeço. Daisy já morreu algumas vezes, e a cada morte ela recebe um novo sobrenome, vai para uma nova cidade e ganha uma nova história. A única constante em sua vida é a própria inconstância. Ao conhecer Matt e Audrey, seus primeiros amigos de verdade, após sua quinta morte, ela tenta criar raízes em mais um lar e começa a descobrir segredos sobre o programa Recomeço. Quanto mais informações vêm à tona, mais Daisy percebe que não passa de um peão em um jogo sinistro, que pode revelar que seu mundo — e tudo no ela que acredita — é uma grande mentira.


Gosto desse livro justamente pelo "jogo" que ele faz com a vida, como se a cada recomeço uma parte da Daisy ficasse, mas outras personalidades acabavam construindo sua identidade aos poucos. Também nos faz refletir sobre o tanto que nos apegamos a quem está a nossa volta e o quanto isso é importante. Lembro que esse livro, por mais que seja meio sem nada chocante, me deixou pensativa sobre o experimento que fizeram com a Daisy. Bem Black Mirror mesmo. 

2. Jardim de Inverno - Kristin Hannah


Meredith e Nina Whiston são tão diferentes quanto duas irmãs podem ser. Uma ficou em casa para cuidar dos filhos e da família. A outra seguiu seus sonhos e viajou o mundo para tornar-se uma fotojornalista famosa. No entanto, com a doença de seu amado pai, as irmãs encontram-se novamente, agora ao lado de sua fria mãe, Anya, que, mesmo nesta situação, não consegue oferecer qualquer conforto às filhas. A verdade é que Anya tem um motivo muito forte para ser assim distante: uma comovente história de amor que se estende por mais de 65 anos entre a gelada Leningrado da Segunda Guerra e o não menos frio Alasca. Para cumprir uma promessa ao pai em seu leito de morte, as irmãs Whiston deverão se esforçar e fazer com que a mãe lhes conte esta extraordinária história. Meredith e Nina vão, finalmente, conhecer o passado secreto de sua mãe e descobrir uma verdade tão terrível que abalará o alicerce de sua família… E mudará tudo o que elas pensam que são.


Esse livro foi um dos melhores que li esse ano e na minha vida. Foi extremamente tocante o modo que a autora colocou a importância de viver intensamente e também inserir junto disso as complicações e traumas do passado e o quanto isso pode influenciar no modo que você vive sua vida. Acho que vou levar muito do que aconteceu com a mãe das meninas, Anya, que descobrimos no livro que sua história é bem mais triste do que aparentava na sinopse do livro. Chorei rios e solucei demais com esse livro e com certeza é uma lição de vida daquelas. 

3. 826 Notas de Amor Para Emma - Garth Callaghan

Uma história de amor comovente de um pai por uma filha. Pouco depois de Emma completar 12 anos, seu pai, Garth Callaghan, descobriu que tinha câncer de rim. Determinado a fazer do tempo que lhe restava relevante, ele compilou diversos valores para auxiliar sua filha até a formatura do Ensino Médio. Garth começou a escrever seus recados em guardanapos quando Emma ainda estava nos primeiros anos de escola. À medida que a filha foi crescendo, suas notas tornaram-se mais significativas. 826 notas de amor para Emma é um relato familiar inspirador, repleto de amor e sabedoria. No início de cada capítulo, Garth apresenta um dos recados de guardanapo para, em seguida, compartilhar uma história ligada àquela mensagem e à sua própria vida. Com olhar sensível e sábio, Garth consegue confortar os corações e tocar as almas dos leitores.

Desse livro eu tirei muita força do autor, que realmente viveu o que disse no livro. É um autobiográfico mesmo e é incrível como a positividade de Garth, mesmo ele tendo sofrido muito, chega até nós e nos faz repensar nossos atos e claro: zelar por quem está ao nosso lado antes de qualquer coisa. Nós somos um reflexo de quem convivemos sim! 

4. Quase Uma Rockstar - Matthew Quick


Desde que o namorado da mãe as expulsou de casa, Amber Appleton, a mãe e o cachorro moram em um ônibus escolar. Aos dezessete anos e no segundo ano do ensino médio, Amber se autoproclama princesa da esperança e é dona de um otimismo incansável, mas quando uma tragédia faz seu mundo desabar por completo, ela não consegue mais enxergar a vida com os mesmos olhos. Será que no meio de tanta tristeza e sofrimento Amber vai recuperar a fé na vida?

Esse livro foi o que eu mais me identifiquei até hoje em meus 18 anos de vida. Muito da minha vida está estampado nele, então ver a protagonista passar pelo que passo e ter os mesmos pensamentos e questionamentos sobre fé e Deus, me fez perceber que não estou sozinha e que a literatura nos proporciona essa sensação linda de afeto mesmo. Me vi em Amber e ela me inspirou a ter fé que a fé volta e que eu não preciso me sentir culpada como se estivesse devendo algo à Deus. Ele nos entende e nos ama bem do jeito que somos e não é Ele quem vai nos julgar por duvidarmos da existência Dele nos momentos mais delicados, mas nós mesmos que nos julgamos. Parei de me julgar e passei a entender tudo da minha vida como uma etapa que eu preciso passar para crescer espiritualmente. Devo muito disso à esse livro.  

23 comentários

  1. Ainda não li nenhum desses, mas já amei a premissa e quero muito :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Clarissa.
    Muito obrigada por sua visita lá no Doces.
    Dos livros citados, só conheço Jardim de Inverno e depois de ler sua opinião sobre ele e o quanto ele tocou você, fico envergonhada de ainda não ter lido. Também fiquei interessada em conferir o livro Quase Uma Rockstar. Gostei das dicas e a leitura sempre pode nos surpreender e acrescentar.
    Bjujs
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deveee ler Jardim de Inverno!! Acho que é válido se inspirar com os livros que eu falei <333

      Beijoss

      Excluir
  3. Adorei as dicas!
    Ainda não li nenhum, mas estão todos na minha booklist.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  4. Oi Clarissa,
    nossa adorei o post! Destes eu conheço dois livros, O Jardim de Inverno e o Quase um rockstar, que por sinal eu já tinha bastante curiosidade sobre e tava afim de ler. Quem sabe agora, com essa tua indicação, eu não pule e coloque ele mais a frente na minha listinha, não é mesmo?

    Att.,
    Eduarda Henker
    Queria Estar Lendo

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Primeiro tenho que dizer que achei seu blog lindo e amei o seu cabelo! hahaha
    Que post maravilhoso, seria ótimo começar 2018 lendo algum desses livros! Já tive uma experiencia muito boa com Matthew Quick, acho que iria amar esse livro indicado!
    Beijos!


    our-constellations.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaaaa!!!
      São lindos demaisss e seria começar 2018 bem inspirada <33

      Beijoss

      Excluir
  6. Oi, Clarissa!
    Eu já ouvi falar muito bem desses livros. Dos quatro, tenho muita vontade de ler o do Matthew Quick.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Natal Literário e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Clarissa! Nunca li nenhum desses livros ou sequer parei para pesquisar sobre os assuntos. De qualquer forma, é muito bom ler isso sobre eles e saber que com certeza, serão livros com os quais eu me identificaria. Jardim de Inverno, por exemplo, é um livro que eu sempre pegava na mão mas nunca "dava muita bola". Agora, acho que o veria com outros olhos. O do Matthew Quick também, porque gostei muito de outras obras dele. Quanto aos outros dois, acho que o que mais me chamou atenção foi "Recomeço". Fiquei beeeem curiosa com a história!

    Beijão!
    www.controversios.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vale muito a pena dar uma chance a esses livros que nos ensinam tanto!!!

      Excluir
  8. Olá
    Tenho muita vontade de ler Recomeço. Gosto muito de ler livros que me fazem chorar, me fazem refletir sobre a vida e tals.
    Um beijo

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomeço é o menos emocionante dos que falei mas te faz repensar a vida!!

      Excluir
  9. Olá, Clarissa.
    Dos quatro só li Jardim de Inverno e concordo com você sobre ele. Quando terminei fiz uma amiga minha ler porque esse livro e desidratou. Eu tenho vontade de ler recomeço porque gostei do outro livro da autora que eu li.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Oi Clarissa! Primeira vez aqui no blog. Adorei tudo menina, desde o lay até o conteúdo. Virei sempre aqui.
    Sobre os livros, não li nenhum deles, mas agora sinto vontade conhecer todos. Uma amiga minha vive me indicando "Jardim de Inverno", acho que seria uma boa começar por ele.
    Beijos
    http://pausaparapitacos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Bianca!!!! <3
      Comece por ele sim!! É meu xodózinho hahaha

      Beijoss

      Excluir
  11. Olá!
    Eu estou com muita vontade de ler jardim de inverno.
    Beijos
    5 O'clock Tea

    ResponderExcluir
  12. Um livro que adoro e que me faz ter vontade de viver intensamente e buscar liberdade é "Na Natureza Selvagem", super recomendo =D
    Beijinhos

    Toca da Lebre

    ResponderExcluir

❤ Proibido usar palavras de baixo calão
❤ Não há moderação de comentários
❤ Deixe o link do seu blog para que eu também possa visitá-lo e segui-lo no Google Friends Connect!

por aqui...

algumas parcerias e informações