Clarissa Assis

20 primaveras, leonina e persistente. Estuda Comunicação Social, é apaixonada por livros, música, séries e culturas. Não gostava de chá, mas agora seu passatempo favorito é ler um bom livro tomando uma xícara de chá fumegante e meias fofinhas nos pés.

@proximaprimavera

4 livros que lembram estações do ano!

   Ultimamente venho tendo vontade de postar conteúdo literário além de resenhas e opiniões de livros. Não só como forma de indicação, mas realmente pegar algum detalhe dos livros e usá-lo como uma lição ou memória que ficou nas nossas mentes pós leitura. Eu mesma tenho uma facilidade absurda de esquecer os enredos dos livros que li, pelo menos em detalhes. Geralmente lembro que gostei ou não gostei, algum plot twist ou sentimento e só. Acho bem difícil lembrar, por exemplo, personagens do livro. Há quem diga que não faz graça, como se fosse "ler por ler", mas no meu caso  é simplesmente que eu esqueço, oras! Mas juro que todos os livros que leio ficam um pedacinho comigo e me ajudam a construir minhas opiniões, derrubar preconceitos e me reinventar como pessoa. Nesse post reuni alguns livros que se passam em estações do ano ou me lembram alguma, por uma característica que ficou grudada na minha mente. 

Inverno:

Acho que dessa vez, só a palavra inverno, minha estação do ano favorita, por sinal, já me vem automaticamente na cabeça o livro Jardim de Inverno, da Kristin Hannah. Além de conter o nome da estação no título, eu consegui realmente me imaginar dentro do cenário, sabe? A história é linda demais, chorei absurdos com o livro e ela combina perfeitamente com a estação do ano, com o frio tornando tudo ainda mais dramático e intenso. Resumo como: quem está mesmo com você, te aquece até se a temperatura estiver negativa. 

Jardim de Inverno - Minha nota: ★★★★★❤

Sinopse: Meredith e Nina Whiston são tão diferentes quanto duas irmãs podem ser. Uma ficou em casa para cuidar dos filhos e da família. A outra seguiu seus sonhos e viajou o mundo para tornar-se uma fotojornalista famosa. No entanto, com a doença de seu amado pai, as irmãs encontram-se novamente, agora ao lado de sua fria mãe, Anya, que, mesmo nesta situação, não consegue oferecer qualquer conforto às filhas. A verdade é que Anya tem um motivo muito forte para ser assim distante: uma comovente história de amor que se estende por mais de 65 anos entre a gelada Leningrado da Segunda Guerra e o não menos frio Alasca. Para cumprir uma promessa ao pai em seu leito de morte, as irmãs Whiston deverão se esforçar e fazer com que a mãe lhes conte esta extraordinária história. Meredith e Nina vão, finalmente, conhecer o passado secreto de sua mãe e descobrir uma verdade tão terrível que abalará o alicerce de sua família… E mudará tudo o que elas pensam que são.

Verão:

Tá, Um verão na Itália também tem a estação no título, mas é o mesmo esquema. Esse livro é daqueles que você deseja estar dentro, mesmo não sendo fã do verão. Ele tem uma pegada tão good vibes, curtir a vida e um romance perfeito que se encaixa nesse cenário. Imagina só um verão na Itália?

Um verão na Itália - Minha nota: ❤❤❤❤❤

Sinopse: Férias de verão gratuitas em uma bela villa na Itália. A condição? Dividir a casa com seu maior inimigo... O primeiro volume da série As irmãs Shakespeare. Cesca Shakespeare chegou ao fundo do poço. Depois de escrever uma peça de teatro premiada que acabou em desastre, o bloqueio criativo se instalou, sem previsão de ir embora. Seis anos mais tarde, ela acabou de perder mais um emprego pavoroso e está prestes a ser despejada de seu apartamento. Pior ainda, suas irmãs não fazem ideia de como sua vida vai mal. Assim, quando seu padrinho lhe arruma uma temporada de verão em uma bela villa italiana, sem ter de pagar nada por isso, Cesca concorda, meio a contragosto, em ir para lá e tentar escrever uma nova peça. Isto é, antes de descobrir que a casa pertence a seu arqui-inimigo, Sam Carlton. Tendo acabado de ver seu nome em todas as manchetes pelas razões erradas ― mais uma vez ―, o galã de Hollywood Sam Carlton precisa de um lugar para se esconder. Que opção melhor do que a linda villa desocupada de sua família à beira do Lago Como? Só que, quando ele chega, descobre que a casa não está tão desocupada quanto ele esperava. Ao longo do quente verão italiano, Cesca e Sam terão de confrontar o passado. E o que começa como uma hesitante amizade rapidamente se torna uma atração intensa ― e depois uma aventura ardente. Uma coisa é certa: este será um verão abrasador... Esta é a nova e deliciosa série da autora best-seller Carrie Elks. Você vai conhecer a família Shakespeare: quatro irmãs, quatro histórias... quatro maneiras de encontrar o amor verdadeiro.


Primavera: 

Esse não é só pela capa, mas por ser uma estação que me inspira tanto (o nome do blog prova isso) e combinar com a fofura e ternura de um livro importante que só fui conhecer ano passado. Poliana pode ser um livro infantil, com uma moral da história bem clichê - e às vezes até repetitiva -, mas tem um cenário tão lindo, conseguia imaginar as cores.

Poliana - Minha nota: ❤❤❤❤♡

Sinopse: Uma carta chega endereçada à amarga senhorita Polly. Sua sobrinha, que há pouco ficou órfã, não tem nenhum outro familiar para criá-la. A tia então aceita o dever de abrigar a garota. Poliana traz em sua bagagem roupas surradas, uma imensa alegria de viver e o desejo de descobrir o mundo. A tia preocupa-se com as leituras e estudos da garota, porém, o que a pequena mais deseja é descobrir o mundo e conhecer as pessoas. Algo está prestes a acontecer no casarão no alto da colina....


Outono: 

Faz muito muito tempo que li Recomeço, acho que foi em 2014, emprestado de uma amiga. Mas mesmo tendo passado esse tempo todo, ainda lembro o que ele me ensinou. É um livro tão confuso, mas eu gosto de livros assim que te fazem pensar e que envolvam vida, morte, ciência e religião. Recomeço me lembra o outono porque é quando as folhas caem e tem todo esse significado de recomeço, sabe?

Recomeço - Minha nota: ❤❤❤❤❤

Sinopse: Tudo começou com um acidente de ônibus. Daisy Appleby era pequena demais para lembrar — tem apenas flashes do acidente que a matou, e de ter sido trazida de volta à vida. A partir daquele momento, ela se tornou uma das catorze crianças que fazem parte de um programa secreto do governo que visa aprovar um novo medicamento: o Recomeço. Daisy já morreu algumas vezes, e a cada morte ela recebe um novo sobrenome, vai para uma nova cidade e ganha uma nova história. A única constante em sua vida é a própria inconstância. Ao conhecer Matt e Audrey, seus primeiros amigos de verdade, após sua quinta morte, ela tenta criar raízes em mais um lar e começa a descobrir segredos sobre o programa Recomeço. Quanto mais informações vêm à tona, mais Daisy percebe que não passa de um peão em um jogo sinistro, que pode revelar que seu mundo — e tudo no ela que acredita — é uma grande mentira.

Comentários

  1. Oi sua linda!! Ahh eu adorei a lista e fiquei mega inspirada em fazer um post assim também. Posso?

    Beeijos
    https://www.aculpaedosleitores.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nenhum desses, mas fiquei curiosa, amo quando trata-se de estações :D

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu amei o seu post literário sem ser resenha hahaha. Eu amo pensar sobre qual estação no ano serie perfeita para aquela leitura. Amei as indicações. Pollyanna é mesmo um amorzinho. Eu não sou tão apaixonada quanto outras pessoas que conheço, mas gosto muito da obra e acho uma graça.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Postar um comentário

❤ Proibido usar palavras de baixo calão
❤ Não há moderação de comentários
❤ Deixe o link do seu blog para que eu também possa visitá-lo e segui-lo no Google Friends Connect!