#PREFIROOLIVRO Com Amor, Simon vs. Simon vs. a agenda Homo Sapiens

21 abril 2018
  Vamos lá com outro post dessa coluna nada inovadora! Pra quem ainda não sabe, na coluna #PREFIROOLIVRO eu falo o que achei do filme em relação ao livro que, na maioria das vezes, já foi resenhado aqui no blog. Não quero mostrar qual o melhor e nem muito menos julgar nada. É só minha opinião e o nome da coluna não passa de uma brincadeira, já que muita gente sempre acaba preferendo o livro do que o filme. Dessa vez fui conferir Com Amor, Simon no cinema e me apaixonei total tanto quanto me apaixonei pelo livro Simon vs. a agenda Homo Sapiens. 





SOBRE O LIVRO SIMON VS. A AGENDA HOMO SAPIENS, DA BECKY ALBERTALLI


Li esse livro faz pouquíssimo tempo, menos de um mês atrás e não foi só por causa do filme. Na verdade, vi o filme como uma oportunidade ótima de ler logo e poder conferir no cinema e vir aqui contar pra vocês. Li o Simon vs. a agenda Homo Sapiens (um nome gigante desses, ainda bem que trocaram o nome do livro aqui no Brasil pra Com Amor, Simon) em poucos dias e no último quase me isolo do Universo de tanto que parei tudo que estava fazendo pra ler. Li quase metade do livro em horas de tanto que amei a narrativa, o Simon, a premissa e o mistériozinho. 

"Mas estou cansado de sair do armário. Tudo que faço é sair do armário. Tento não mudar, mas estou sempre vivendo essas pequenas mudanças. Arrumo uma namorada. Tomo uma cerveja. E, todas as vezes, preciso me reapresentar para o universo."

Pra quem ainda não conhece o livro, Simon vs. a agenda Homo Sapiens (ou Com Amor, Simon) conta a história de Simon, um garoto normais com uma vida simples dividida entre escola, amigos e família. Só que ele tem um segredo: ele é gay. Ele descobre via Tumblr que uma pessoa da escola dele também é gay e entra em contato com ela. Blue e Simon começam a conversar anonimamente e aí vemos um romance incrível surgir com dilemas familiares e uma grande chantagem de um colega de classe de Simon que acaba lendo os e-mails dele com Blue. Conto tudo mais detalhadinho (sem spoilers) lá na resenha do livro, confere lá!


SOBRE O FILME COM AMOR, SIMON (2018)

Foto: A Gambiarra
Meus planos eram resumidos a ver esse filme na estreia, mas dei viagem perdida. O filme estava em cartaz, mas não tinha entrado no sistema então fui pra casa desapontadíssima, mas na última quarta feira fui muito animada mesmo já sabendo tudo que aconteceria. Gente, que filme mais LINDO! Tudo, filmagem, roteiro adaptado, trilha sonora e claro: os atores. Não consigo ver Simon como outra pessoa além do Nick Robinson. Ele é o Simon perfeito e cumpriu minhas expectativas para com o personagem. Ficou tudo muito fiel.

Adicionar legenda

Claro que a adaptação pra as telas muda bastante coisa. Algumas cenas foram criadas, outras copiadas com muito cuidado com falas idênticas, mas a projeção fica perfeita. Como assim? Como posso explicar? Simon tenta procurar quem seria o Blue que ele conversa anonimamente por e-mail e assim como no livro, ele desconfia de vários caras e o filme faz uma simulação ótima de como seria o Blue do pensamento de Simon. Algo que definitivamente não dá pra imaginar lendo o livro.

Imagem relacionada
Gif: Cine61

Outro ponto ótimo foi a atualidade presente no filme. Tem altas referências a filmes, séries, reality shows e é tudo bem assim, como se tivesse acontecendo numa escola qualquer por aqui. E esse fator também mostra uma comédia muito legal de assistir, que também não estava presente no livro. Chorei de rir com o diretor da escola de Simon e eu amei essa adaptação deles para algo mais jovem, sabe?

Por outro lado, devemos falar direitinho sobre os pontos negativos. Eu já sabia quem era Blue, certo? Li o livro e tudo o mais. Mas a grande sacada do filme é fazer com que até quem já leu o livro tenha surpresa na descoberta. Claro que se leu o livro, sabe quem é, mas como saber o rosto do Blue se você só leu sobre ele? Então eu fiquei que nem Sherlock Holmes tentando pegar no ar alguma referência do final do livro, mas NADA. Bato palmas pra isso! Claro que mesmo assim eu descobri pelo nome real do Blue, que é beeem disfarçadamente dito durante o filme tipo uma vez. Mas eu prestei tanta atenção que captei e já me ajeitei na cadeira pensando "JÁ SEI!". Masssss, o ponto negativo vem a seguir: o que eles fizeram no final? Mudaram tudo, gente! Até o final real da cena onde Simon e Blue se encontram e descobrem que é o outro é totalmente diferente e ainda por cima constrangedora. Tudo fez parecer como se o fato de ser um casal gay fosse motivo de ter um grande alarde e festa e fez parecer ser algo de outro mundo. Achei que esse final não fez jus à proposta do livro de diversidade sem preconceito, mas tudo bem. 

Foto: Cameo Cinemas

É por esse detalhezinho que eu declaro com muita dor (porque amei demais o filme) que #prefiroolivro mesmo. Gente, o filme é uma das coisas mais lindas. Chorei demais na cena que eu achei ridícula, mas impossível não chorar de emoção. Mas o livro? É um dos meus favoritos da vida e apesar de o filme ter sido tipo 85% fiel, ainda faltaria um pouco pra ter a mesma magia do livro. Portanto acho que todo mundo neste mundo deve ler Simon vs. a agenda Homo Sapiens ou Com Amor, Simon e assistir ao filme. A ordem você que decide aí, mas segura as lágrimas. Ou não! 

28 comentários

  1. quero muito ler o livro e cheguei a ver em algum lugar antes de sair no brasil mas eu sem tempo como sempre não dei importancia
    http://blogradioactive.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler esse livro, mas acho que vou conferir o filme primeiro para não me decepcionar!

    www.estante450.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que tanto faz, não dá pra se decepcionar tanto com a história <3

      Excluir
  3. Ameeei a resenha! Super fluida *-* Tô super a fim de ver o filme, mas sei que vou enrolar e vou acabar assistindo só na Sessão da Tarde daqui 15 anos mesmo. Queria muitoooo também ler o livro. Esses temas atuais me atraem, acho legal que abordem isso tudo. Mas o filme vou dar um jeitinho de ao menos tentar ir assistir, do jeito que tu falou parece maravilhoso :)

    Boa semana :)
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHHAHA não espera pra Sessão da Tarde nãoooo, é muito bom pra esperar tanto tempo hahaha

      Excluir
  4. Oi Clarissa,
    Eu preciso taaaaanto ver esse filme ou ler o livro! Está na minha lista, este e o da Molly.
    Adorei sua resenha e por ela, vou favorecer a leitura, tá? HAHAHAHA
    beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O da Molly também quero muito ler!!!
      Espero que você goste do livro <3

      Excluir
  5. Ainda não li o livro e nem vi o filme, mas o livro é sempre melhor né? Dá para desenvolver melhor os personagens, desenvolver melhor a trama e etc... Sem falar que filme é algo muito comercial, feito para dar bilheteria e atrair o grande público e por essa razão acabam cortando ou mudando muita coisa... Isso sempre me incomoda.
    Mas também tem que saber separar as coisas né, pq são mídias diferentes e tal... Vou ver o filme primeiro para saber se curto a história =D
    Adorei o post, adoro essas postagens de comparação entre filme e livro haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, mas creio que ainda assim seja bem importante adaptar livros pro cinema, dá uma ajudada no lado literário, por incrível que pareça! Espero que goste do filme <3

      Excluir
  6. Oi Clarissa! Tudo bem? Eu nunca me importei muito com mudanças de enredo quando tem adaptações desde que faça algum sentido dentro do longa, mas eu entendo perfeitamente sua posição, mesmo pq eu não li o livro, só vi o filme, então não tenho todas as emoções que vc tem no momento, não posso nem falar nada rsrsrsrs Mas quero ler o livro pq eu amei a história do Simon <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né linda? Por isso que os filmes adaptados de livros chamam mais leitores, se você gostar vai procurar ler e ter mais detalhes haha <3

      Excluir
  7. Na maioria dos casos eu prefiro o livro também, esse ainda não li nem assisti!

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adorei essa coluna do blog, achei genial fazer a comparação do livro com o filme ❤
    www.blogsereiando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espere que goste das próximas adaptações que vão aparecer por aqui <3 <3

      Excluir
  9. Olá,
    Preciso tirar um tempinho pra conhecer essa história.
    Amo todos os comentários que leio em relação ao filme, apesar de ainda não ter sido tão fiel haha.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  10. Olá Clarissa, tudo bem?
    Vejo tantos elogios sobe este filme que estou imensamente curiosa para assistir... o livro não me chama muita atenção não, mas o filme tem despertado muito a minha curiosidade. Gostei demais de sua resenha. Realmente é injusto quando cortam cenas importantes e que mais gostamos... mas faz parte né. Xero!!!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Clarissa!
    EU li o livro por causa do filme e estou bem animada para assistir logo!
    Eu não consegui ver enquanto estava no cinema, mas tudo bem, espero poder comparar os dois em breve. Prestei bastante atenção nos seus comentários negativos, pois quero notar isso também enquanto estiver assistindo. Mas já estou inconformada que mudaram o final :O Que abuso!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste, Mari! Depois quero saber o que você achouuu

      Excluir
  12. Oi, Clarissa! Tudo bom?
    O livro se tornou um dos meus favoritos da vida, amo tudo a respeito dele. Infelizmente não consegui conferir a adaptação no cinema porque a distribuição por aqui foi ó, uma droga.
    Ultimamente eu não me importo mais com mudanças em adaptações - tanto que eu curto muito mais a série Shadowhunters do que os livros :P Contanto que mantenham a essência dos personagens, o resto tá de boas pra mim.
    Vou esperar aparecer em DVD ou na Netflix, porque né, a Fox mancou demais com o filme ç_ç

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas adaptações realmente passam uma magia melhor, na minha opinião!!!

      Excluir
  13. Oie, eu acabei de ler o livro, agora preciso ver o filme para poder comentar qual é melhor
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  14. Oie,

    Preciso muito ler esse livro, e também ver a adaptação.
    São tantos elogios até o momento.

    Bjs!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só vejo elogios também e são todos verdade hahahah

      Excluir

❤ Proibido usar palavras de baixo calão
❤ Não há moderação de comentários
❤ Deixe o link do seu blog para que eu também possa visitá-lo e segui-lo no Google Friends Connect!

por aqui...

algumas parcerias e informações