RESENHA: Princesa Mia (O Diário da Princesa #9) - Meg Cabot

14 dezembro 2017
Princesa Mia
Meg Cabot
Editora: Galera Record
Ano: 2008
Páginas: 304
Adicionar no Skoob - Compre aqui
Sinopse: Mia precisa discursar em um baile de gala da Domina Rei, uma sociedade de elite, cheia de poderosas mulheres de negócios. O que diabos ela teria a dizer? Agora que o namorado terminou com ela de vez, Mia não consegue sair da cama, sua melhor amiga a odeia e todas as suas roupas estão ficando apertadas. Para piorar, está sendo obrigada a ver um terapeuta, Lana Weinberg agora quer ser sua melhor amiga, e Mia descobre o diário de uma antepassada, com revelações que podem mudar o destino da Genovia para sempre. Como uma princesa poderia resolver tantos problemas?


ESTA RESENHA NÃO CONTÉM SPOILERS DOS OUTROS LIVROS DA SÉRIE

       Eu nem tinha blog quando li a maioria dos livros da coleção O Diário da Princesa de Meg Cabot, mas isso não significa que eu não tenha reservado um lugarzinho aqui pra ela também, principalmente quando não li todos os livros. Essa série é certamente a mais longa que já li até agora e lembro que devorei os oito primeiros livros de uma vez só de tão gostosos de ler. A Meg Cabot é mestre em escrever chick-lits e YA mesmo né? Resolvi que iria sim ler Princesa Mia em 2017 e por isso coloquei na minha Meta de Leitura do Skoob. Chegou a hora de falar o que achei desse livro fofo!

"Às vezes, na vida, a gente cai em buracos dos quais não conseguimos sair sozinhos. É pra isso que os amigos e família servem - para ajudar. Mas eles só podem ajudar se você informar a eles que está pra baixo."

        Nesse livro, Mia Thermopolis, a princesa de Genovia, que vive uma vida normal em Nova York, entra em um momento depressivo de sua adolescência por causa de um término de namoro e uma amizade desfeita. Ela precisa lidar com seus pensamentos tristes e ainda assim se descobrir como pessoa e princesa. Ela precisa discursar em um baile de gala e mal sabe que todos os últimos acontecimentos da sua vida levaram a uma grande descoberta acerca de Genovia.

         Eu achei que Mia ia ficar depressiva em todo o livro. Tá, eu reconheço que a Meg Cabot quis mostrar que até uma princesa aclamada pela mídia, por ser da família real de um dos poucos países que ainda possuem a monarquia absolutista, pode sofrer pelas mesmas coisas que qualquer adolescente. Não me identifiquei com a Mia, no entanto. Achei EXTREMAMENTE exagerado da parte dela chegar no fundo do poço por causa de um garoto. Massss, como eu já vi isso acontecer com amigas e conhecidas, sei que foi importante isso ser discutido no livro e até mesmo a presença de um profissional que se mostre necessário quando se passa pela depressão.

"Mesmo que você tenha apenas 16 anos, e que todo mundo só lhe diga que você é uma adolescente boba... não deixe que essas pessoas a desanimem. Lembre-se de outra coisa que Eleanor Roosevelt disse: 'Ninguém pode fazer com que você se sinta inferior sem o seu consentimento.'"

          Tirando as partes da Mia depressiva, me envolvi com os personagens de uma forma tão amorosa que me fez ter vontade de reler todos os oito livros da série. Tinha esquecido como Tina e J. P são incríveis para a vida da Mia e eu me lembro dos meus amigos do Ensino Médio. Mas o que mais me impressionou na Mia foi que ela não se deixou levar pela depressão. Por causa de uns registros do passado encontrados por ela, Mia entendeu que tem gente que precisa dela inteira, porque ninguém no mundo deve nos completar, como é dito romanticamente por aí. Nós já nascemos completos. Mia arrasa com a cara de todo mundo (inclusive a minha) no discurso do baile de gala. Você quer mais feminista do que Mia Thermopolis? Ela arrumou uma baita confusão mas defendeu os direitos das mulheres e ainda por sim o próprio direito de ser levada a sério, mesmo sendo uma adolescente que, supostamente, não entende de rumos políticos. Uma salve de palmas para Mia, que aliás, fez com que o livro terminasse de um jeito LOUCO. Preciso do décimo livro, Princesa Para Sempre, pra HOJE!

       

14 comentários

  1. Oi tudo bem? <3

    Sou louca para começar a ler essa série!

    Beijos,

    www.leitorunicornio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu amo essa coleção e essa autora em um nível que eu acho difícil conseguir explicar hahahaha
    faça resenha dos outros livros dela, apesar de já ter lido praticamente todos adoro ler as resenhas!
    Beijos
    sophiesamiesarfati.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lerei os outros simmm, estou bem ansiosa porque já é o fim e eu sou louca pra saber como termina e com quem a Mia fica hahahha beijosss

      Excluir
  3. Oi, Clarissa!
    Menina, eu tinha muita vontade de ler essa série, mas acho que estou bem velhinha hahahahha
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Natal Literário e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem tem idadeeee, é bem universal hahahha

      Beijoss

      Excluir
  4. Hey, lovely blog!
    Wanna follow each other??

    Blog: http://missunderstoodstyle.blogspot.com/
    Instagram: https://www.instagram.com/missunderstoodstyle/?hl=el
    Facebook: https://www.facebook.com/pages/Miss-Understood-Style/1404591476502298?ref=hl

    Waiting for you darling!!
    xxx

    ResponderExcluir
  5. Oi Clarissa.
    Eu nunca li nenhum dos livros desta série, mas gostaria muito de ter oportunidade. Adoro os filmes!
    Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que consiga ler um dia. É uma série realmente muito legal!!

      Bjss

      Excluir
  6. Eu não vejo a hora de ler mais livros dessa série, amooo demais! Umas pessoas me julgam porque acham que é mais adolescente, mas eu não tive oportunidade de ler quando era mais nova, então leio agora. Também não tenho muita paciência pra personagem que sofre demais por amor, mas okay, ela é nova no assunto, deixo passar, hahaha. Acho que parei no terceiro livro, mas já quero chegar nesse *-*

    Bom fim de semana!
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que nadaaa, acho que os ensinamentos da série vai pra além da adolescência! HAHAHHAAH verdade, deixa a Mia sofrer um pouquinho, ela vai aprender assim!!!

      Beijão!

      Excluir
  7. Oi Clarissa, eu preciso voltar a ler essa série, li só os dois primeiro e ler sua resenha me fez ter uma saudade enorme da Mia!! Que bom que foi uma boa leitura para você!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa mesmo!!! É lindo ver a Mia crescendo e sofrendo um pouco com as complicações da vida hahha

      Beijosss

      Excluir

❤ Proibido usar palavras de baixo calão
❤ Não há moderação de comentários
❤ Deixe o link do seu blog para que eu também possa visitá-lo e segui-lo no Google Friends Connect!

por aqui...

algumas parcerias e informações