3

Jardim de Inverno
Kristin Hannah

4

Confesse
Colleen Hoover

5

A Arte da Guerra
Sun Tzu

1

O Apanhador no Campo de Centeio
J. D. Salinger

2

A Escrava Isaura
Bernardo Guimarães

RESENHA: A Arte da Guerra - Sun Tzu

09 novembro 2017
A Arte da Guerra
Sun Tzu
Editora: Jardim dos Livros
Páginas: 136
Ano: 2007
Adicione no Skoob - Compre aqui
Sinopse: O maior tratado de guerra de todos os tempos em sua versão pocket completa e em língua portuguesa. A Arte da Guerra é sem dúvida a Bíblia da estratégia, sendo hoje utilizada amplamente no mundo dos negócios, conquistando pessoas e mercados. Não nos surpreende vê-la citada em filmes como Wall Street (Oliver Stone, 1990) e constantemente aplicada para solucionar os mais recentes conflitos do nosso dia-a-dia. Um de seus ensinamentos enfatiza a importância de conhecer o inimigo – “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você conhece a si mesmo, mas não o inimigo, para cada vitória conquistada, você também sofrerá uma derrota”.


         Não sei se vocês já ouviram falar desse livro, mas ele é um clássico. E como todo clássico da literatura estrangeira, está na lista de livros citados pela Rory Gilmore em Gilmore Girls. Pra quem ainda não sabe, eu estou tentando ler todos os 300 livros citados na série e esse é o sexto que eu leio e resenho aqui no blog. A Arte da Guerra sempre esteve na estante do meu pai, mas confesso que nunca tive curiosidade em saber do que se tratava até ver que o bendito estava na lista da Rory. 

        Não acho que teria tido a coragem de ler se não fosse pela lista, mas o livro conta 13 estratégias para vencer seu inimigo no campo de batalha. O livro foi escrito em 500 a.C e suas táticas foram usadas em diversas guerras e, atualmente, são usadas no mundo dos negócios. 

       Achei as táticas bem inteligentes e boladas, confesso. E li o livro em menos de uma hora de tão pequeno e simples que foi ler, mas acho que as táticas não fizeram muito o efeito pretendido em mim. Não sou do ramo da Administração e sim da Comunicação e poucas foram as frases que eu separei por serem importantes para a vida. São essas frases que coloco aqui pra vocês agora:

"O bom estrategista, para vencer uma batalha, faz antes muitos cálculos no seu templo, pois sabe que eles são a chave que o conduzirá à vitória."

"A arte de melhor usar o tempo é estar um passo a frente do adversário."

"Quando não for páreo para o inimigo, tenha a habilidade de evitá-lo."

         Não tenho muitas críticas ao livro, achei uma leitura interessante e rápida. É preciso saber do contexto histórico para entender bastante coisa e também entender um pouco sobre o que está envolvido em cada uma das 13 estratégias, o que não rolou comigo. Quem sabe meu pai, fã do livro, pode me explicar um pouco? Mereço perdão por não ter entendido o clássico como deveria, acabei de fazer 18 anos, gente! A pergunta é: como que Rory leu isso e ainda cita as 13 estratégias ao longo da vida? haha. 

Livros já resenhados citados em Gilmore Girls



  1. Nice review, so interesting post.
    Have a nice day, darling.
    How to make the best lips scrub? Write about it, on my blog.
    New post is here. Visit me, Maleficent

    ResponderExcluir
  2. Oi Clarissa! É um clássico mesmo! Eu nunca li, mas tenho muita vontade. Gostei das frases que selecionou!

    Beijos

    Vivian

    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
  3. OMG, esse desafio dos 300 livros é longooo! A maioria dos livros que ela cita eu não tenho muito interesse de ler... esse eu já conhecia só de nome, não sabia que era tão antigo e nem do que tratava! Achei interessante por ser rápido, mas acho que também não ia adaptar as "dicas" dele na minha vida não x)

    Bom fim de semana!
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmmmm. Eu quero ler na minha vida inteira, então mesmo tendo alguns que eu não leria hoje, quem sabe num amanhã?

      Excluir
  4. Oiee!

    Apesar de eu amar a área de comunicação, faço ADM e desde o 1º semestre ouço falar nesse livro. Já li, já estudei ele e o aprendizado não para. Atualmente, estou no 4º semestre e na aula de Estratégia de Negociação, esse livro é o nosso pilar, junto com o "Aprendendo a Negociar com o Diabo" KKKKK.
    Beijos
    Um Remédio Chamado Ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em ADM deve ter bastante disso né? Uma pena que não é muito minha praia haha

      Beijos

      Excluir
  5. Oi Querida!
    adorei a resenha, e já pretendia ler esse livro, porque meu amigo disse que era a minha cara (também não entendi) mas eu gostei da proposta do livro, e depois da sua resenha acho que vou ler hoje mesmo.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHHAHA é a sua cara? Não entendi também hahaha, mas dá uma chance!

      Beijoss

      Excluir
  6. Sempre ouvi falar sobre este livro, como sendo algo além, quase uma obrigação para qualquer administrador lê-lo, mas nunca tive o interesse. Talvez porque esse mundo da administração não se mostrou a mim, um campo de práticas saudáveis a mente, pelo menos não administração essa que ensinam nas faculdades.
    www.unalome.com.br

    ResponderExcluir
  7. Clarissa gostei de conferir suas impressões desse clássico e como te falei antes, tentei ler anos atrás e não gostei da narrativa. Fiquei impressionada com sua velocidade na leitura, acho que livros assim precisam ser lidos mais vagarosamente para que possamos perceber as mensagens das entrelinhas, talvez tenha sido isso que não funcionou tanto para vc. Dizem que ele tem ensinamentos que auxiliam em qualquer área da vida. Enfim quem sabe um dia o leia.
    Sucesso no projeto da Rory, estou vendo a série aos poucos e amando!!!

    Leituras, vida e paixões!!!
    (Recife)

    ResponderExcluir

❤ Proibido usar palavras de baixo calão
❤ Não há moderação de comentários
❤ Deixe o link do seu blog para que eu também possa visitá-lo e segui-lo no Google Friends Connect!