3

Jardim de Inverno
Kristin Hannah

4

Confesse
Colleen Hoover

5

A Arte da Guerra
Sun Tzu

1

O Apanhador no Campo de Centeio
J. D. Salinger

2

A Escrava Isaura
Bernardo Guimarães

RESENHA: Alice no País das Maravilhas - Lewis Carroll (RGBP)

14 outubro 2017
Alice no País das Maravilhas
Alice's Adventures in Wonderland
Lewis Carroll
Editora: Penguin Books (versão em inglês)
Páginas: 151
Ano: 1865/ 1994 (essa edição)
Adicionar no Skoob - Compre aqui
Sinopse: O livro conta a história de uma menina curiosa que decide seguir um coelho branco, quando de repente cai em sua toca e é levada a um reino onírico, onde convive com criaturas estranhas e se envolve nas mais inusitadas aventuras. Neste universo inesperado, não há limites entre sonho e realidade. Mais do que uma obra ficcional-juvenil, Alice no País das Maravilhas é uma alucinante viagem por um mundo nada óbvio em que imaginação, desafios de lógica, jogos de palavras e situações nonsense combinam-se de maneira única e inesquecível.
 

    Acreditem se quiser, mas sim, essa foi a primeira vez que li Alice no País das Maravilhas completo. Sabia da história, obviamente, mas meu único livrinho que me fez conhecer a Alice tem menos de 5 paginas e resumiu tanto a história que sim, li aos 18 anos a história real e completa. Não me arrependo, claro. Senti um gosto de infância e é muito bom ler clássicos assim, mas eu coloquei tanta expectativa que foi um pouco menos do que eu pensava. Acho que porque achava que a explicação seria algo menos óbvio. 

       Alice é uma menina que encontra vários personagens inusitados após cair em um grande buraco quase infinito. Faz amizade com uma lagarta que fuma, um coelho branco, um chapeleiro maluco e até mesmo um gato risonho. Tudo isso trás uma lição valiosa na vida dela, que inclui coragem e determinação. 

        Tentei ler de uma forma que me fizesse pensar e crucifiquei a Alice por muito tempo. Como que a menina tem coragem de comer as coisas que tem escrito “beba” e “coma”? Será que a mãe dela não ensinou que não pode? Não deixei isso passar, mas claro que entendi depois. Alice é uma pequena criaturinha orgulhosa e determinada que se quer uma coisa vai lá e consegue. É toda inocente durante todo o livro, perguntando o que é cada coisa, mas tenho certeza de que se não respondessem, ela descobriria do mesmo jeito. 


        Acho que o mais importante a dizer desse livro não é nem a história em si, nem muito menos essa resenha mal elaborada, mas a leitura em inglês. Sempre quis fazer posts assim aqui no blog, mas nunca tinha encontrado uma forma didática de parecer mais próximo de quem quer dicar para ler em inglês. Inclusive, dei varias aqui e aqui. Mas hoje e nessa resenha, trago a experiência de ter lido Alice’s Adventure um Wonderland. Sou do avançado no inglês, mas vou fazer uma cartilhazinha para quem está no básico: 

Para iniciantes do inglês ou do inglês básico/ início de intermediário 

Nível de dificuldade: 2 estrelas 
Conteúdo: verbos conhecidos e simples conjugados nas maneiras mais fáceis e simples ações de Alice, mesmo que haja uma palavra que você não saiba, dá para entender o contexto
Vantagem: você já conhece a história 
Exemplos de palavras que você, de fato, pode ficar em dúvida: peeped, remarkable
Onde ler melhor: Kindle - os e-books comprados em inglês são adaptáveis no Kindle e as palavras mais diferentes e difíceis do livro são automaticamente traduzidas acima dela. Se houver outras que você não souber o significado, só clicar em cima da palavra e o dicionário te dá o significado

Bate volta do inglês: 

Quanto custou? Gratuito na Amazon 
Cansa ler? Não 
Não gosto de Alice, qual outro livro posso ele que seja no mesmo nível? Qualquer outro clássico infantil, indico A Pequena Vendedora de Fósforos, pois é bem curtinho e tem uma reflexão linda. 
Não tenho Kindle, como posso ler Alice de uma forma mais dinâmica? Bem, eu possuo o Kindle e o livro baixado nele, mas quis ler da forma bruta, sem ajuda do próprio, justamente para escrever esse post. Eu li em PDF no site da Oxford e, inclusive, a edição que eu cito nesse post tem uma cartela de atividades atrás que ajuda a relembrar um pouco a história e reforçar o inglês! 

Trechos do livro em inglês com tradução: 

“The rabbit-hole went straight on like a tunnel for some way, and then dipped suddenly down, so suddenly that Alice had not a moment to think about stopping herself before she found herself falling down a very deep well.”
"O buraco do coelho era estreito que nem um túnel, de certa forma, e então mergulhou do nada para baixo, tão repentinamente que Alice não teve um momento para pensar sobre pará-la antes que ela caísse em um buraco profundo."




“Poor Alice! It was as much as she could do, lying down on one side, to look through into de garden with one eye; but to get through was more hopeless than ever: she sat down and began to cry again.”"Pobre Alice! Era o máximo que ela podia fazer, deitada de um lado só, olha para o jardim com um olho, mas para passar pela porta era mais sem esperanças que nunca: ela sentou e começou a chorar de novo."

“How do you know I’m mad? Said Alice. “You must be”, said the cat, “or you wouldn’t have come here” "Como você sabe que sou louca?" disse Alice. "Você deve ser", disse o gato, "ou você não teria vindo aqui."

“We are all mad here, you know” said the Cheshire Cat. “I’m mad, you’re mad” "Todos somos loucos aqui, você sabe" disse o Gato Risonho. "Eu sou louco, você é louca"

Esse livro faz parte do Rory Gilmore Books Project, um desafio de leitura baseado nos livros citados em toda a série Gilmore Girls. São mais de 300 livros e estou focada a um dia terminar a lista. 

Livros da lista que já li e resenhei aqui no blog: 

Alice no País das Maravilhas - Lewis Carroll 


  1. Esse livro é um encanto!

    https://papeldeouro2016.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu, da Alice, só vi o filme que tinha a música da Avril Lavigne haha Sou bem desligadona pra esses clássicos! A história parece bem fofa, gostei que tu leu em inglês, fiquei com vontade também, parece ser mais light. Ah, achei o máximo a avaliação ali do livro em inglês!

    Bom domingo!
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiim, o filme maravilhoso com o Johnny Depp!
      Dá pra ler de boas em inglês, Raquel!

      Beijos

      Excluir
  3. Oi.
    Eu sempre gostei de Alice no País das maravilhas e sempre tive curiosidade para entender melhor a história completa, porque são tantas teorias da conspiração que eu fico querendo saber exatamente o que a história retrata, mas infelizmente ainda não tive oportunidade nenhuma de ler :c
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi umas teorias e fiquei chocada, melhor nem ler haha

      Excluir
  4. Oi, Clarissa!
    Menina, acredita que nunca li Alice? E eu achava que o inglês era um cadinho mais difícil por conta da época que foi escrito, mas vi que me enganei.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só acredito porque nunca tinha lido hahahha. Eu também achava isso, mas foi bem tranquilo!

      Beijos!

      Excluir
  5. Amazing dear, so nice and interesting, great review, i like it!
    You have amazing blog dear, and I really like it.
    Maybe follow for follow? I'd love it.
    Let me to know on my blog. Hope you will visit me.
    Maleficent

    ResponderExcluir
  6. Great read! I always love checking out your blog. Thanks for the share, keep up the posts.
    Scarlett

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank you so much, Scarlett! Hope u like the new posts!

      Excluir
  7. Nossa, eu adorei essa resenha!
    1 - VOCE LEU ALICE EM INGLES, que incrivel!
    2 - vfiquei com vontade de ler o conto da vendedor de fosforos
    3 - adorei que voce deixou de uma forma didatica mesmo, adorodicas de livros em ingles
    acho que um livro bom pra ler tb é o livro Beastly, da autora Alex Flinn... Conhece? Apesar de ser um pouquinho diferente, tem o filme A Fera e é um outro conto da bela e a fera, muito bonitinho tambem e nao é tao dificil viu rsr
    mas amei!
    ta de parabens!

    um beijo <3
    PÂm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaa, Pâm!
      Simmm, quero ler esses clássicos antigos e bonitinhos em inglês porque é sempre bom pra treinar né? hahah

      Beijoss

      Excluir
  8. Acho que a história de alice é um pouco complexa para já ler em inglês direto kkk, que coragem. Eu gosto da história, mas para ela ser entendida, são fases.. Eu já li várias versões e adoro a hist´roia, mas nunca li em inglês ainda :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você acha? hahaha achei bem simples a escrita viu?

      Excluir
  9. Também nunca li esse clássico, nem na versão original nem traduzido. =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir

❤ Proibido usar palavras de baixo calão
❤ Não há moderação de comentários
❤ Deixe o link do seu blog para que eu também possa visitá-lo e segui-lo no Google Friends Connect!