3

Jardim de Inverno
Kristin Hannah

4

Confesse
Colleen Hoover

5

A Arte da Guerra
Sun Tzu

1

O Apanhador no Campo de Centeio
J. D. Salinger

2

A Escrava Isaura
Bernardo Guimarães

#AQUELAAJUDA Como ser universitária e blogueirinha literária ao mesmo tempo?

24 outubro 2017

       O que vocês não me pedem rindo que eu não faço chorando, né? Não que eu esteja chorando nesse momento, mas estou atendendo a pedidos e isso é o que importa. A Vaneza do Garota do 330 me pediu amorosamente no Instagram (@proximaprimavera) que eu escrevesse este post com este nome, inclusive. Achei hilário sim, mas realmente gente, o pessoal me pergunta no stories o tempo todo como que eu faço pra fazer faculdade E ter que ler tantos livros e resenhar para o blog. Não tem segredo gente: eu morro. Mentira! Eu ralei bastante pra poder chegar no nível que cheguei de organização semanal e vou contar pra vocês aqui nesse post como ser uma universitária com milhões de xerox pra ler e provas para fazer e ler milhões de livros e resenha-los em seus blogs. 

       Seguinte, primeiramente você tem que saber quais são suas prioridades e o quanto o blog significa pra você. Já falei disso aqui e repito novamente aqui. Quando aceitei que o Próxima Primavera é mais que um hobby, as coisas se tornaram mais difíceis, mas quase no mesmo momento recebi um retorno incrível e nem precisa ser financeiro gente, naquela época não tinha entrado um centavo no meu bolso e eu tinha o total de ZERO parcerias. 

1) O quanto seu blog significa para você?

Se você pensar nessa pergunta e ainda considerá-lo como algo que faz no tempo livre, tá na hora de pensar um pouco no quanto ele pode ser para você. Não é porque é algo que você goste de fazer e que pareça ser simples e as pessoas achem ser inútil que você tem que considerá-lo apenas isso. Gente, acordem! Ser blogueira é sim difícil! Literária piorou. Imagina o quanto de livro é preciso ler e escrever separando quotes, tirando fotos, divulgando os posts, ter base de diversos livros pra fazer posts de indicações literárias e tags. 

2) Qual o seu nicho? Como você o distribui nos posts?

Seguinte, se você aí acompanha o Próxima Primavera desde o começo, sabe que antes eu escrevia desde livros até filmes, séries, música, tags, papagaios na janela, casa desmoronando.. Eu fazia do blog um diário, mas depois acabei percebendo que eu tinha um leque tão grande de informações que eu precisava escrever, que acabava sendo difícil procurar tanto conteúdo e ainda assim juntar com a escola, na época. Eu tinha que ler livros, assistir filmes e séries diferentes, ouvir cantores diferentes e sei lá gente, tem bastante coisa. Assim, eu decidi que ia focar no que eu amo e o que é mais visto aqui no blog (os livros), as coisas melhoraram bastante. Hoje no blog eu escrevo predominantemente resenhas, mas indico livros, séries e filmes inspirados nos livros. Tenho planos já quase terminados de uma coluna de livro vs. filme/série. Acho bem legal isso. Então meu nicho virou literatura, acabando que eu tenho que encaixar apenas livros e alguns filmes e séries, que entram no meu lazer do dia né, na minha rotina corrida.


3) Tenha um cronograma de posts

Eu não sei viver sem sentar por 5 minutos no domingo e planejar minhas tarefas pro blog. É a coisa mais simples e não vou mentir dizendo que eu consigo cumpri-las perfeitamente. Claro que não. Mas o negócio é o seguinte: se você não conseguir fazer isso hoje, adie para amanhã, mas não deixe de fazer.

Meu cronograma semanal 22/10 a 29/10

Domingo
Leitura do livro da próxima resenha (e-book)
Resenha livro físico 

Segunda 
Divulgação e leitura do livro da próxima resenha (e-book)

Terça
Post alternativo /(esse aqui)

Quarta
Divulgação e fim da leitura
Leitura de livro físico

Quinta
Resenha do e-book
Leitura de livro físico

Sexta
Divulgação
Leitura de livro físico

Sábado
Resenha livro físico

E assim vai. Meu cronograma é de acordo com minhas necessidades no blog. Posto um dia sim, outro não e intercalo minhas leituras entre livros físicos e e-books, e quando atraso uma leitura, ou fico um dia sem postar (nunca me matou),  posto algo alternativo como dicas de livros e tags. 

4) Tenha também um cronograma semanal da faculdade/escola/curso

Eu estudo Comunicação Social e estou no 2º período, mas no semestre passado sofri demais com a adaptação blog + faculdade e até cheguei a reprovar em uma cadeira, acreditam? Mas tudo isso serviu como lição e hoje sou muito mais organizada em relação a faculdade. Se eu tenho uma leitura pra fazer para quarta-feira, a aula de Mídia e Cultura da Massa, e hoje é segunda, já começo a dar uma olhada no texto desde já. Ah, mas e a leitura dos livros? Seguinte, não dá pra encaixar tudo de uma vez no dia ou você não dorme. Eu tenho prioridades. Tem dias que é preciso que eu deixe de ler o livro e leia o texto da faculdade, outros leio os dois, porém deixo de ficar 1 hora zanzando pelas redes sociais procrastinando e no último caso já deixei de ler textos da faculdade, pois achei que não seria de tanta importância e eu prestaria atenção na aula. É basicamente isso. 

Então eu posso resumir a resposta da pergunta do título do post com: foco, determinação, planejamento e conhecimento prévio da agenda semanal da faculdade!

  1. Oi, Clarissa!
    Menina, fui blogueirinha universitária já na reta final da graduação. Aos trancos e barrancos estamos aí.
    Assim como você, também tenho um cronograma de postagens e tals... não algo semanal, mas colunas que gosto de postar mensalmente.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, é no foco, força e fé!
      É muito bom se programar, fica tudo certinho e dá pra viver hahah

      Beijos

      Excluir
  2. ah eu tenho o blog ha 9 anos e nesse meio tempo sempre estudei e trabalhei normal, acho que é acima de tudo o amor pelo blog e ter muita organização tbm pra produzir conteudo

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, a gente precisa amar o que faz primeiramente <3

      Excluir
  3. Finalmente essa publicação saiu! Eu acabei o meu primeiro semestre e infelizmente acabei deixando o blog de lado, simplesmente não estava rolando uma leitura, essa troca de rotina é bizarra e tipo, na nossa situação (sair de casa) é ainda mais complicado. Eu sempre tentei organizar com antecedência as minhas atividades no blog e no Instagram, mas organizar os estudos eu ainda não tentei, definitivamente vou adotar essa dica <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHHAHA dedicada inteiramente a você, ta vendo?
      Tenta mesmo e depois me fala se deu certo!

      Excluir
  4. Oie! Com organização dá sempre pra fazer tudo. Eu assumo que no início da faculdade eu também tinha um blog literário, e lia muitosss livros, acabei abandonando os livros pra conseguir dar conta da faculdade. Mas acho que é só se adaptar, criar um cronograma que tudo se encaixa. E vcomo tu disse, se não der pra fazer hoje, deixa pra amanhã, o importante é fazer x)

    Beijinhos
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, é tudo adaptação e eu to conseguindo fazer isso então to feliz hahha

      Excluir
  5. Realmente é muito importante ter um cronograma pra poder conciliar tudo.
    os relatos de uma jornalista

    ResponderExcluir
  6. Oi Clarissa! Durante a faculdade eu tinha um blog com um ritmo mais lento, mas eu não era organizada assim como vc não hehehehe hoje eu não vivo sem um cronograma hehhehehehe e vc tem um leque enorme mesmo e fico muito feliz por vc sempre atualizar o blog, estou sempre aqui lendo o que vc posta! <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHHAHAH tem que ter organização pra poder fazer as coisas! Nem sou tão organizada e já vejo diferença <3

      Excluir
  7. Lembro que quando eu criei o meu blog atual eu tinha acabado de entrar em uma faculdade. No inicio ele vivia as moscas pq eu não conseguia lidar com a rotina. Mas depois de fazer uma lista, comecei a me dedicar algumas horas do fds e programava posts pra semana.. Olha não é fácil.. Por isso entendo MUITO quem vive essa fase e deixa o blog em standby

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ser assim mesmo, deixar o blog em standby por causa de falta de organização pessoal é foda...

      Excluir

❤ Proibido usar palavras de baixo calão
❤ Não há moderação de comentários
❤ Deixe o link do seu blog para que eu também possa visitá-lo e segui-lo no Google Friends Connect!