2

A Caderneta Vermelha
Antoine Laurain

3

Extraordinário
R. J Palacio

4

A Garota do Calendário #5
Audrey Carlan

5

Meu Nome é Albert!
Ronaldo Viana S.

1

Duff
Kody Keplinger

RESENHA: Sonata em Punk Rock - Babi Dewet

26 maio 2017
Sonata em Punk Rock (Cidade da Música #1)
Babi Dewet
Editora: Gutenberg
Ano: 2016
Páginas: 300
Adicione no Skoob - Compre aqui ☺❤
------- Sinopse: Por que alguém escolheria uma orquestra se pode ter uma banda de rock? Essa sempre foi a dúvida de Valentina Gontcharov. Entre o trabalho como gerente do mercado do bairro e as tarefas de casa, o sonho de viver de música estava, aos poucos, ficando em segundo plano. Até que, ao descobrir que tem ouvido absoluto e ser aceita na Academia Margareth Vilela, o conservatório de música mais famoso do país, a garota tem a chance de seguir uma nova vida na conhecida Cidade da Música, o lugar capaz de realizar todos os seus sonhos.No conservatório, Tim, como prefere ser chamada, terá que superar seus medos e inseguranças e provar a si mesma do que é capaz, mesmo que isso signifique dominar o tão assustador piano e abraçar de vez o seu lado de musicista clássica. Só que, para dificultar ainda mais as coisas, o arrogante e talentoso Kim cruza seu caminho de uma forma que é impossível ignorar. Em um universo completamente diferente do que estava acostumada, repleto de notas, arpejos, partituras, instrumentos e disciplina, Valentina irá mostrar ao certinho Kim que não é só ele que está precisando de um pouco de rock’n’roll, mas sim toda a Cidade da Música.

      Esse livro da Babi Dewet esteve presente na minha lista de leitura desde o momento em que terminei de ler Um Ano Inesquecível, uma parceria maravilhosa entre a Bruna Vieira, Thalita Rebouças, Paula Pimenta e a Babi. Nesse livro, me apaixonei total pelo estilo dela e quis ler mais obras, obviamente. Entre Sábado à Noite e Sonata em Punk Rock, escolhi o último pela capa. Sim, sou dessas. Se o conteúdo ainda não me fizer escolher entre dois, vai pela capa. E sério, que capa mais linda essa de Sonata em Punk Rock!


       No livro conhecemos a Valentina Gontcharov, uma menina totalmente apaixonada pelo rock e que sonha em estudar música. Ela realiza seu sonho quando têm a oportunidade de estudar no melhor conservatório de música do país, a Academia Margareth Vilela. O modo que ela conseguiu a vaga não alegra Valentina tanto assim, já que tudo girava em torno da fama de seu pai, um musicista famoso. Tim ignora as tentativa do pai de depois de anos se tornar um pai presente e aproveita a oportunidade da melhor forma: mergulhando de vez na música. O pequeno problema era o fato de que a maioria de suas matérias eram de música clássica, e Valentina ainda as considerava "músicas de elevador". Com o tempo, Valentina precisa deixar esse pensamento de lado e se esforçar para conseguir tocar piano. Ela conta com a ajuda de ninguém mais, ninguém menos que Kim, o filho da diretora do conservatório e o aluno mais prestigiado daquele lugar.

      Logo de início me identifiquei demais com a Valentina. Não só com o jeito de se vestir, como o de falar e até o estilo musical. Cada capítulo do livro tem o nome de uma música (90% punk rock), e muitas delas eu já havia me apaixonado anos atrás. Sonata em Punk Rock me fez desenterrar essas músicas e fazê-las tocarem novamente nas minhas playlists. Entre as bandas citadas no livro, devo falar de McFly (amor eterno) e da ilustre The Pretty Reckless, banda da Taylor Momsen. Sempre imaginei Valentina como uma Taylor da vida e a trilha sonora deu vida à personagem e ao ambiente totalmente diferente em que ela estava. Imagina você não largar mão de seu rock, mas todos os dias ir prestar atenção em uma aula de música clássica?

"Bagunçada e caótica, mas como aquela frase do poeta Tom Fletcher certa vez disse em uma música: "a nossa casa é onde nosso coração está". 

     Sonata em Punk Rock é um romance bem levinho e nada clichê, pois acima de tudo me fez perceber que além do amor entre duas pessoas, dá sim pra falar muito sobre o amor recém descoberto por um instrumento musical. Valentina se redescobre na Academia Margareth Vilela, e com a ajuda de seus amigos e Kim, se abre à novas possibilidades, o que é muito bonito de se ver (ou ler). O livro é bem longo até. 300 páginas pra mim já é considerado grosso e a Babi de forma alguma deixou de trazer aquela sensação gostosa ao longo da leitura. O que é perceptível (e eu só descobri no final do livro) é que Valentina precisava se descobrir para poder seguir em frente.

      Babi Dewet mostra que manja muito das referências musicais ao citar bandas incríveis e/ou antigas que todos deveriam ouvir enquanto leem o livro. Existe algo melhor que um livro com sua própria playlist? Além da música, Babi também manja do k-pop (quem conhece a Babi concorda comigo) e é claaaaaro que não ia faltar os coreanos no meio do livro também misturados com muita nerdisse. E mesmo não sendo fã de k-pop ou super geek, me apaixonei pelo livro. A narração é em terceira pessoa e dividida nas partes de Valentina e Kim, mostrando a rotina de cada um. A parte negativa que achei foi a Valentina ter demorado tanto para perceber o que estava debaixo do nariz dela, mas creio que faz parte sim do jeitinho de ser da Tim. Babi, cadê a continuação????
  1. Oi Clara.

    Eu estou lendo esse livro também ,mas estou meio empacada ainda.
    Fiquei tanto tempo paquerando essa capa que concordo que é muito linda.(Foi quase amor a primeira vista.) ,mas ainda não sai do capitulo 2.Acho que devo estar meio doente.😷

    Agora depois de sua resenha acho que vou me animar mais .Ainda mais porque eu não posso abandonar a Valentina cuidando de um bebado 😂

    Beijos .
    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu empaquei um pouco no começo também. É normal! Depois vai fluindo <3
      Não abandona nãaaao, Valetina ainda tem muito pra mostrar haha
      Beijos!

      Excluir
  2. Oie!
    Eu sempre quis ler os livros da Babi, mas nunca tive a oportunidade. Esse é o que mais quero ler! Já começando pela capa, que é uma fofura, e a história também parece ótima. Nunca tinha lido resenha nem mesmo a sinopse, só queria ler pela Babi ser conhecida hehehe e Um Ano Inesquecível tá na minha lista, também! Acho que vou amar Sonata em Punk Rock, ainda mais com as referências à música <3

    Beijinhos
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito a pena, Raquel! Não só a capa que é fofa. A escrita e tudo mais é um amorrrr <3
      Beijosss

      Excluir
  3. Olá, Clarissa.
    Sou dessas que compra livros pela capa também hehe. As vezes dá certo, outras não. Nunca li nada da autora e achei esse enredo muito interessante. Apesar de ser totalmente por fora do assunto música, eu gosto de livros que são baseados nesse tema. Vou deixar anotado para uma futura leitura. Só desanimei no final quando vi que não é livro único hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHA quem nunca né? Nunca me decepcionei com o conteudo das capas lindas que só comprei por causa delas, sabia? Já aconteceu de eu comprar uma capa meio feinha e amar o livro hahaha
      COMO DESANIMOU? É que você não leu o livro, mas ele necessita de uma continuação hahhaha

      Excluir
  4. Oii tudo bem?
    Primeiro eu quero parabenizar sua resenha que está ótima! Amei de verdade <3
    Eu tenho o livro "Um ano inesquivável" mas nunca o li, fui no lançamento ver as meninas e lá conheci a Babi pela primeira vez... Ela é um AMOR de pessoa! Desde então, ainda a encontrei em outros eventos, e ela me ganhou por completo mas nunca li nenhum livro seu :(
    Depois desse post maravilhoso eu espero ter consegui aquele empurrãozinho necessário para ler os livros dela! Haha

    Quando tiver um tempinho livre visita o meu blog?! Adoraria te ver por lá.
    Beijos, Karol Vicente.
    http://www.palavrasambulantes.com/2017/07/resenha-o-garoto-do-sonho-de-erick-mafra.html

    ResponderExcluir

❤ Proibido usar palavras de baixo calão
❤ Não há moderação de comentários
❤ Deixe o link do seu blog para que eu também possa visitá-lo e segui-lo no Google Friends Connect!