2

After
Anna Todd

3

O Visconde Que Me Amava
Julia Quinn

4

Novembro, 9
Colleen Hoover

5

Meu Deus, Mas Que Cidade Linda
Rodolfo Melo

1

Olhos Vendados
Faye Kellerman

RESENHA: Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática - Thalita Rebouças

24 outubro 2016
Resultado de imagem para confissões de uma garota excluida


             Eu literalmente não consegui esperar para escrever essa resenha. Confesso que eu nunca tinha lido um livro da Thalita Rebouça antes. Eu já até tinha tentado ler a parte dela no livro Um Ano Inesquecível (que ela escreveu com a Bruna Vieira, Babi Dewet e Paula Pimenta), mas não consegui. A história dela era sobre o verão e não me prendeu em momento nenhum. Parei de ler antes de saber realmente sobre o que era a história. Eu até estranhei porque muuuuita gente fala dos livros dela e como assim eu não havia gostado? Mas, como eu disse na última resenha de A Garota do Calendário, às vezes eu simplesmente não estou no mood do livro e acabo não gostando. Raramente acontece. E com a Thalita Rebouças foi bem assim. Quando comecei a ler Confissões de uma garota excluída, mal-amada e um (um pouco) dramática me apaixonei. De verdade e literalmente. Na primeira página pra ser mais exata.

Me apaixonei pela escrita.
Me apaixonei pela descrição da personagem.
Me apaixonei pela personagem.
Me apaixonei pela Thalita Rebouças.

Com toda a certeza do mundo, esse foi o livro que eu mais ri (isso mesmo, RI) em toda a minha vida. Ou eu estava rindo, ou sorrindo ou com a boca escancarada por causa do que a protagonista Tetê (LOUCA DA SILVA) dizia quando estava nervosa. Parece eu. Na verdade, eu me identifiquei muito com ela.


O livro narra em primeira pessoa a trajetória de Tetê em sua adolescência conturbada. Mas quando eu digo conturbada: é conturbada MESMO. A mãe de Tetê acha que ela está louca porque vive sozinha e sem amigos e sem fazer o buço e a manda para um psiquiatra para ele "passar uns remédios de loucura" pra menina. Tetê acaba desabafando todos os seus problemas incluindo a negação de fazer o buço, a falta de amigos, o bullying na escola e o principal: o amor da vida dela, sua alma gêmea Gustavo Sampaio que acabou a traindo. Traindo de verdade? Hm... não. Na verdade, a Tetê achava que Gustavo Sampaio a amava e foi com tudo querendo um beijo (sem nem saber beijar) e assustou o Gustava Sampaio. Ele a "traiu" contando pra todo mundo o que ela havia feito. Depois de Gustavo Sampaio, Tetê jurou de pé junto na sala do psiquiatra que nunca mais ia amar ninguém. Uma pena que isso só durou uma semana. Ela tinha se mudado para Copacabana e estava morando com os avós junto com seus pais porque eles estavam com problemas financeiros. E aí Tetê começou o Ensino Médio em uma nova escola já esperando que todo o bullying voltasse, foi aí que ela avistou Erick Senna D'Almeida. O amor da vida dela de verdade. Dessa vez ela tinha certeza. E pra completar ela conseguiu fazer amizade com Davi e Zeca que também eram cutucados pelos populares da escola. A vida de Tetê vira de cabeça pra baixo quando Erick Senna D'Almeida fala seu nome.

Como já falei, o livro é extremamente engraçado e dramático. Tetê faz tempestade em copo d'água por tudo. Se você também é adolescente vai entender. Caso não seja mais, vai com certeza se identificar também e lembrar da adolescência. Tetê começa a superar o bullying que continua acontecendo na sua escola nova, mas dessa vez ela segue o modelo de Zeca, um de seus amigos novos. Ele simplesmente ignora e Tetê começa a fazer o mesmo e aí seu cabelo começa a brilhar mais, ela tem coragem de sorrir com os dentes, ela consegue abraçar um menino sem pular e pensar que abraçou um ser humano do sexo masculino pela primeira vez. Tetê foi todas nós algum dia. O livro é a sua jornada descobrindo como superar dilemas como o bullying e a pressão dos pais para ela arrumar um namorado pra poder ser feliz (como só isso fosse a solução!!!!! - não é uma indireta). 


Quando você lê o livro e ri muito das trapalhadas de Tetê, não tem como não sentir que ela é sua amiga. Ela te entende. Pelo menos, Tetê me entende muito. E isso me fez mais próxima dela. Quando terminei o livro, senti aquele famoso vazio no peito. O vazio de "não tem continuação". E você sabe né que quando dá esse vazio é porque o livro foi além de maravilhoso. Uma das partes que eu mais gostei foi quando Tetê recebeu uma mensagem do amigo Zeca a cobrando uma ida á designer de sobrancelhas para tirar a monocelha Frida Kahlo dela e ficou mais que feliz. Ela tinha recebido uma men-sa-gem de um AMIGO!


Ah mas esse livro não fica engraçado só pela vida e pelas falas da Tetê. As referências dela e dos amigos dela são incríveis. Quando ela conheceu seu melhor amigo Davi, por exemplo, eu ri de chorar quando me toquei depois de uns segundos que ele tinha imitado o Silvio Santos. Oeeeee.
Thalita Rebouças me conquistou a ponto de me deixar abismada. Vou ler muito mais livros dela com certeza e quando me pedirem indicações de livros brasileiros vai ser impossível não falar desse livro de primeira. Até o título é esquisito e enorme. E eu finalmente entendi o porquê.... Tetê com certeza se descreria como excluída, mal-amada e (um pouco) dramática. Vi muitas resenhas falando que o livro foi exagerado, mas acho que a gente tem que perceber que o livro foi escrito com o objetivo de mostrar os pensamentos de uma adolescente. Tem uma menina super insegura que sofre bullying e se acha ridícula e todos aquele estereótipos. Mas o livro foi narrado em primeira pessoa e é por isso que é aceitável ser assim. É pra mostrar de verdade que a Tetê não é só uma personagem fictícia, ela é o nosso pensamento, o pensamento adolescente. Que vai muda de aspecto a todo segundo. De feliz à triste... de um look nem aí pro mundo pra um de desfile de moda (pra chamar a atenção de alguém). Claro que um dia percebemos que isso tudo foi bobagem. Mas fez parte da fase, né? 

  1. Olá tudo bem?
    Que resenha incrível, adorei.
    Nunca li nada da thalita, mas vou comprar esse beijos

    Taynara Mello / Indicar livros www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não li nenhum livro da Thalita, mas ultimamente estão falando tanto desse livro que fiquei super curiosa para conhecer as histórias dela. Com a sua resenha então, com certeza vou comprar logo. Amei!

    Beijos
    Blog Mente Viajante

    ResponderExcluir
  3. É a segunda resenha que eu vejo desse livro e fico cada vez mais apaixonada, deve ser uma leitura maravilhosa! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Eu quero muito ler esse livro. Eu acho a capa linda e a cada resenha fico mais apaixonada <3
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  5. Também nunca li nada da Thalita e estou tentada a começar por esse.
    Gente, morri com essa do grupo de família do whatsapp hahahah
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Halloween Literário

    ResponderExcluir
  6. Resenha maravilhosa arrasou amei a dica do livro, obrigado pela visita.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal: https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  7. Oiii Clara! Nossa eu amei a sua resenha, ainda não li nada da Thalita, mas com certeza ja anotei esse livro aqui *--* Me pareceu ser um daqueles livros que a gente se identifica de cara kkkk Estou mais ansiosa que nunca pela Black Friday kkkk


    *Beijokas -Hellen Barros.

    www.apenasgiz.com.br

    ResponderExcluir
  8. Amei os quotes!

    Beijos
    Lua Mariano
    www.meumundodalua.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, já ouvi falar muito dessa escritora, principalmente nos blogs que eu sigo mas eu nunca li nenhum livro dela e na verdade nunca me interessei em procurar, mas pela forma que você falou sobre o livro, parece realmente ser maravilhoso.

    http://idealizandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, sou louca para ler um livro da Thalita, mas ainda não tive oportunidade, adorei sua resenha, o livro parece ser muito bom, já estou te seguindo, bjus.

    ResponderExcluir
  11. Adoreiiii a resenha! Eu também nunca li nada da Thalita, nunca me chamou atenção... mas venho olhando pra esse livro nas livrarias faz um tempinho. E agora tô morrendo de vontade de ler! Adoro leituras engraçadas e com personagens divertidas, acho que vou amar. Arrasou na resenha!
    Beijos!
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Que resenha perfeita. Amei amei amei. Nunca li livros dessa autora e vc me convenceu fácil fácil a começar por esse. Parece se maravilhoso.
    Amei o blog tbm, muito fofo ☺☺ bjooos 😘😘

    www.vandivenus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Que resenha perfeita. Amei amei amei. Nunca li livros dessa autora e vc me convenceu fácil fácil a começar por esse. Parece se maravilhoso.
    Amei o blog tbm, muito fofo ☺☺ bjooos 😘😘

    www.vandivenus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. I like your blog, its really dope.
    Do you want to follow each other?
    If you want, than follow me, and let me know in comments, so I can follow you back with pleasure.
    We can follow each other on Instagram @andjela.dujovic, let me know in the comments so I can follow you back.

    www.bekleveer.com
    xoxo

    ResponderExcluir
  15. Ai, eu amei essa resenha! Eu já li todos os livros 'Fala Sério' (mãe, pai, amiga) da Thalita e é incrível como ela consegue criar histórias e personagens tão reais e tão a gente. Sempre me identifico muito com tudo e com a naturalidade e a diversão do seu texto. Tenho certeza que eu também riria muito lendo esse livro. Aliás, tô louca de vontade de ler! Parece muito incrível mesmo!

    Beijos
    www.quaseprimavera.com

    ResponderExcluir

❤ Proibido usar palavras de baixo calão
❤ Não há moderação de comentários
❤ Deixe o link do seu blog para que eu também possa visitá-lo e segui-lo no Google Friends Connect!