Facebook

07 fevereiro 2016

Como aprendi inglês sozinha?


        Esse é um dos assuntos que eu mais vejo as pessoas perguntarem a quem sabe falar inglês. Eu já ouvi muito isso e por mais que pareça fácil quando se ouve alguém falar outra língua, não é tão fácil conseguir a tão sonhada fluência. Mas a parte boa é que não é impossível. Eu tinha 10 anos quando tive certeza que amava inglês e que queria aprender. Meu pai não queria pagar um curso pra mim e eu não desanimei. Sem nem perceber, eu aprendia cada vez mais e isso foi por causa da força de vontade! 4 anos depois, meus pais perceberam que eu já tinha um nível de inglês e que eu gostava mesmo disso e me colocaram em um curso de inglês. Fiz a prova teste e pulei para o nível avançado, acreditam? Então não é da boca pra fora que digo que aprendi sozinha e as dicas que vou dar não são inventadas por ibope (zz). Eu realmente fiz isso e consegui. Mas deixando claro que não foi uma semana e nem um mês. Foram 4 anos para eu conseguir chegar no avançado (pulei 5 anos em formato de livro), porém foi tão divertido e light que eu nem percebi que tinha aprendido tanto. Como eu fiz e o que você tem que fazer?

  • Ouvir música. Ouvi muita muita musica. 2010 foi o ano que eu descobri de verdade o mundo da internet (e que criei meu primeiro blog que deu certo). E  também foi a época que muitos artistas estavam explodindo na mídia, como o Justin Bieber. Eu virei fã muito rápido e até hoje ainda estou aqui. Mas o que quero dizer é que eu sempre tive o costume de ouvir musicas mas não só ouvir sem absorver. Eu passei a ouvir a música de verdade. 

Para os iniciantes: 


  • Escolha uma música favorita que você já saiba decorada mas que não saiba cantar direito o inglês porque pra você é complicado (pra mim era quase impossível e eu cantava em árabe). Agora, ouça a música uma vez tentando cantar em árabe mesmo haha. Depois de ter ouvido uma vez, abra a letra da música no navegador do celular e coloque a música de novo. Dessa vez vá cantando e lendo. Por último, coloque a tradução da música e escute de novo assimilando o que ela quer dizer e entendendo as palavras. Por exemplo a música diz da Christina Aguilera diz "I'm beautiful no matter what they say..." então você vê que a tradução é "Eu sou linda, não importa o que eles dizem", agora você já sabe o que as palavras significam. E se você entendeu de verdade, na próxima vez que você ouvir a palavra "matter" em uma música, já vai saber que é "importar". Se você quiser fazer isso com várias músicas ao mesmo tempo, também é legal porque você vai perceber que você é chato ouvir a música três vezes prestando atenção. Eu fazia isso porque queria cantar a música, e bem acabei aprendendo não só trocentas palavras, como também a fluência. 


  • Quando já estiver sabendo várias palavras, tente pegar seu livro de inglês da escola e ler os textos base e não feche o livro se não souber uma palavra do texto escolhido. Use o dicionário! E ah, não o tradutor online, com o dicionário manual você vai demorar mais um pouco e isso fixa mais na memória.

Pra quem já sabe um pouco inglês: 


  • Assistir filmes e séries com legendas em inglês (dê preferência aos que falam o inglês americano porque o britânico é bem difícil de entender, vai por mim). Isso me ajudou bastante a pegar mais o sotaque americano e aprender algumas gíria. Prefira assistir séries com vocabulário mais simples. New Girl é uma boa já que é bem amizade e nunca tive dificuldade em entender o que a legenda em inglês diz. 



  • Leia livros em inglês. Não os difíceis, claro. Meu primeiro livro em inglês foi The Perks Of Being A Wallflower (As Vantagens de Ser Invisível) e eu tive várias dificuldades mesmo o livro sendo um diário e ter uma linguagem bem informal, mas nada que o dicionário não resolva. Pra quem quer comprar livros em inglês, procure pela sessão de livros importados nas lojas físicas das maiores livrarias. Alguns vão ser bem caros por motivos óbvios, mas os pocket books são bem em conta (do mesmo preço do em português, comprei meu livro favorito em inglês If I Stay, ainda mais barato do que estava em português! \o/)



  •  Fale. Nem que seja sozinha. Leia e repita em voz alta. Também vale escutar algum áudio de algum nativo e tentar repetir igual pra pegar a fluência. Experimente também gravar sua voz e comparar com a do áudio! Recebi essa dica no curso de inglês viu?



  • Faça um curso de inglês, na melhor das hipóteses. Se você quer aprender mais rápido e ter um acompanhamento e treinar com atividades, é bem mais em conta pagar um curso de inglês. Não precisa ser o mais caro! O que vale é o acompanhamento e o treino. Eu vou acabar o curso de inglês esse ano e posso garantir que eu não teria melhorado tanto se não tivesse dado duro no curso. Já posso dizer que me garanto em uma conversa já que lá só falamos em inglês.

  • Use o Tandem. Descobri ano passado e me ajudou muuuuito também. Lá você encontra outras pessoas que querem aprender a mesma língua que você ou até que querem aprender a sua. Com um tempo fui aprendendo lá no aplicativo que as pessoas trocam aprendizado. Se eu quero aprender inglês e uma americana quer aprender português (lá todo mundo que eu vejo tem o símbolo do Brasil na lista de que quer aprender) vocês podem se ajudar! Já falei com muitas pessoas de vários países por lá e muitas delas já desenrolam o português direitinho e aprenderam sozinha! Então não desiste não viu porque português é muito dificil com esses verbos que nem eu sei conjugar direito haha!


Quer aprender inglês? Então levanta a bunda dessa cadeira e comece você mesma! Dá certo. pode confiar! Vocês já tentaram algo assim? Me contem aí nos comentários, vou adorar saber mais e quem tiver mais dicas, por favor me deixe saber!

2 comentários:

  1. Ótimas dicas!
    Depois que comecei a ver séries em inglês. Aprendi mais.
    Vou aderir as suas dicas.
    Beijos.
    Dreamy Princess♛ ✝
    Vídeo Novo, vem ver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O legal é esse, tem muuuitas séries por aí pra você assistir e ainda treinar o inglês! Beijosss

      Excluir

❤ Proibido usar palavras de baixo calão
❤ Não há moderação de comentários
❤ Deixe o link do seu blog para que eu também possa visitá-lo e segui-lo no Google Friends Connect!